‘Nossa Senhora Aparecida é a mãe da grande família de irmãos que é o povo brasileiro’

Cardeal Scherer presidiu missa solene no santuário arquidiocesano em honra à padroeira do Brasil

A Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi celebrada nas paróquias e comunidades da Arquidiocese de São Paulo na segunda-feira, 12. Seguindo as recomendações das autoridades sanitárias para evitar a disseminação da COVID-19, os fiéis participaram das missas e orações, que também foram transmitidas pelos meios de comunicação.

No Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, no Ipiranga, zona Sul da capital, foram celebradas 11 missas, uma das quais foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano. A Eucaristia foi concelebra pelo Reitor do Santuário, Padre Zacarias José de Carvalho Paiva.

“Queremos colocar no seu coração e nas suas mãos, as nossas preces, súplicas, intenções e também nossas angústias, sobretudo, neste tempo que atravessamos, de tantas incertezas e dificuldades, a mãe está sempre por perto e, por isso, recorremos a ela”, manifestou Dom Odilo, no início da celebração.

PEDIR À MÃE

O Cardeal destacou, ainda, que ouviu de muitos padres ao longo do dia, o relato de que muitos fiéis procuraram as igrejas em honra da padroeira do Brasil na cidade. “Nos momentos de dificuldade, pedimos pela mãe. Aqui estamos para pedir também a ela, nossa mãe”, afirmou.

Na homilia, o Arcebispo recordou os muitos devotos de Nossa Senhora do Brasil que foram vítimas da COVID-19 e também dos fiéis que tiveram a doença e se recuperaram.  

“Hoje, agradeçamos de modo especial por todos aqueles que já conseguiram superar essa pandemia, pelo trabalho dedicado de tantas pessoas – médicos, enfermeiros, familiares – das pessoas que olham pelos doentes e que olham pelos pobres. Muitas pessoas passaram e ainda estão passando por necessidades e, portanto, dependem da ajuda fraterna e da caridade uns dos outros”, enfatizou Dom Odilo.

FRATERNIDADE

Sublinhando a necessidade da ajuda fraterna nesse tempo de aflição, o Cardeal mencionou a encíclica do Papa Francisco Fratelli Tutti, publicada no último dia 4. “É preciso que caminhemos em fraternidade, em solidariedade. O Papa acrescenta uma palavra bonita que estava meia esquecida: amizade. Sim, a amizade social, ser amigos, querer bem as pessoas”, acrescentou.

Referindo-se novamente à Nossa Senhora Aparecida, o Arcebispo disse: “Queremos pedir a ela como mãe, que nos ajude a pacificar essa grande família, a vivermos, de fato, como irmãos, a encontrarmos tantos motivos para olhar uns aos outros com mais alegria, empatia, sem desconfiar, sem interpretações de conflitos, de guerra. Nossa Senhora é a mãe dessa grande família de irmãos, da Igreja, do povo brasileiro”.

(Colaborou: Jenniffer Silva)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários