Paróquia Nossa Senhora do Retiro realiza o sonho de 11 casais em casamento comunitário

No sábado, 13, onze casais receberam o sacramento do Matrimônio durante a celebração do casamento comunitário, realizado na Paróquia Nossa Senhora do Retiro, do Setor Pastoral Pereira Barreto.

Foto: Veruska Moura

A cerimônia foi assistida pelo Padre Silvio Costa Oliveira, Administrador Paroquial, organizada pela Pastoral Familiar paroquial e fez parte das festividades da Novena da Padroeira, realizada no dia da abertura da Semana Nacional da Família.

Muitos casais já estavam vivendo juntos, há alguns anos, a maioria casados apenas no civil, e, muitos deles já com filhos. Entretanto, ainda desejavam realizar o tão sonhado casamento na Igreja.  

“O Matrimônio é o sonho de Deus, um sonho que se realiza na vida do homem e da mulher. Muitos que já tem anos juntos, casados no cartório, agora diante de Deus colocam em prática o sonho de viver a profundidade do amor de Deus. Na profundidade do amor que um dia o Senhor sonhou para cada um de vocês”, comentou Padre Silvio durante a homília.

Muito mais do que um compromisso para toda a vida, o Matrimônio é a missão mais  bela do amor, em que Deus escolhe para essa vocação pessoas que são capazes de amar, se doar, renunciar, perdoar, aceitar o outro e ajudá-lo a ser cada vez mais melhor. É por meio do casamento que se dá início a uma nova comunidade familiar.

“Eu sempre digo aos casais: não tenham medo de serem felizes, mesmo diante das dificuldades e dos problemas da vida. Confiem em Deus, pois Deus os chamou para este sacramento. E ninguém casa para ser infeliz”, exortou Padre Silvio.

Ao longo de dois meses, os casais foram preparados e acompanhados pela Pastoral Familiar. A maioria dos noivos já faz parte das pastorais, grupos e movimentos existentes na comunidade paroquial.

SELAR A VIDA COM DEUS

Juntos há sete anos, o casal José Leandro Alves Gomes, 31, e Rafaela Monteiro Barbosa Alves, 25, subiram ao altar para dizer o sim diante de Deus, e expressaram a importância deste ato.

“Receber o sacramento do Matrimônio é selar a nossa vida com Deus, colocar em prática a vivência cristã mais ainda no nosso lar. É, além disso, viver de forma sensível e eficaz a graça que Ele tem a nos oferecer e selar o laço do amor Dele por nós, na sua forma mais divina”, comentou Rafaela.

“O casamento traz consigo graças especiais. O Matrimônio é a nossa tão esperada graça sacramental, ficamos mais felizes ainda em dividir essa graça com a comunidade paroquial”, declarou o marido José Leandro.

A cerimônia reuniu os pais, padrinhos, amigos, parentes dos nubentes para testemunhar a celebração do amor.

(Texto: Renata Moraes, da Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Retiro)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários