Paróquias realizam momentos penitenciais em preparação para a Páscoa

Celebrações ao raiar do dia têm atraído fiéis que buscam vivenciar de modo mais intenso este período quaresmal

Na Paróquia Nossa Senhora de Sião, retiro popular tem leituras de textos da CF 2024, cantos e leituras bíblicas, e é concluído com missa
Karen Eufrosino/Pascom Ipiranga

Um “deserto” no meio da cidade. Esse era o ambiente na Paróquia Nossa Senhora de Sião, na Vila Dom Pedro I, na Região Ipiranga, na manhã da sexta-feira, 16, no primeiro retiro popular realizado pela comunidade.

A cidade do lado de fora, já desperta em seus aspectos mais urbanos, não competia com o silêncio e serenidade que conduzia todos os fiéis a uma experiência de reflexão e seguimento no caminho de Cristo. Afinal, é Quaresma, e dessa vez Jesus não quer estar sozinho no deserto (cf. Mt 4,11).

O relógio marcava 7h quando algumas dezenas de pessoas já aguardavam o início do retiro popular. Por cerca de uma hora, foram lidos textos da Campanha da Fraternidade (CF) 2024, proclamadas leituras bíblicas e o canto à capela ressoava uma garantia indispensável para este tempo: “Onde há amor, fraterno amor, Deus aí está”.

A inspiração do Frei José Maria Mohomed Junior, Pároco, é seguir nas sextas-feiras quaresmais uma das propostas do subsídio da CF 2024, trazendo o diferencial de que, a cada semana, na partilha do trecho bíblico, o Sacerdote permanece sentado e um dos leigos da comunidade, previamente escolhido, se levanta do anonimato do banco para compartilhar sua experiência à luz do texto lido.

“Incluir os leigos na dinâmica desses momentos de oração é uma grande manifestação de Amizade Social, que promove o reconhecimento dos dons que existem na comunidade”, diz Frei José Maria, aludindo ao tema da CF 2024, “Fraternidade e Amizade Social”.

Milton Mota, paroquiano de longa data, foi quem fez a meditação bíblica naquele dia: “Essa partilha nos ajuda a ver na experiência uns dos outros a reflexão concreta do que está no texto e nos ajuda a refletir melhor.” Acompanhado da esposa e da filha, ele ainda motiva: “É importante que toda a família participe para entender o papel de cada um no caminho de Deus, para que assim cresçam juntos”.

Após o momento de meditação, Frei José Maria iniciou a missa, às 8h, concluindo, assim, o primeiro dia do retiro popular.

ANTES DO RAIAR DO DIA

Na Paróquia Cristo Libertador, na Região Brasilândia, o chamado ao “deserto” acontece ainda mais cedo, um convite ao sacrifício pessoal como complemento concreto do espírito penitente.

Em todas as sextas-feiras da Quaresma irá se repetir o que houve no dia 16: as portas da igreja estarão abertas a partir das 5h15 para a adoração ao Santíssimo. Depois, às 5h30, acontece a récita do Santo Terço. A Missa Penitencial, às 6h15, já com mais pessoas na assembleia de fiéis, encerra este momento especial de oração na Quaresma.

Ainda na sexta-feira, às 19h, ocorre a meditação da Via Sacra. Além disso, são oferecidos atendimentos de Confissão em diversos horários, inclusive à noite.

“A sexta-feira é um dia propício para a penitência. Abrir a igreja mais cedo e fechá-la mais tarde dá oportunidade aos paroquianos de viverem melhor este tempo de graça e conversão”, explica o Padre Maycon Wesley da Silva, Pároco.

“Participo da Missa Penitencial para buscar uma vida de oração melhor nesta Quaresma”, diz Eduardo da Silva, cerimoniário da Paróquia Cristo Libertador.

“A Via-Sacra, conduzida sempre por uma pastoral, é um momento forte que nos ajuda a intensificar ainda mais a oração”, compartilha a paroquiana Eliane Mariano.

EM ESPÍRITO DE ORAÇÃO E CARIDADE

Na paróquia Santo André Apóstolo, na Região Belém, os encontros espirituais são acompanhados de gestos concretos, vivendo inteiramente a proposta quaresmal de oração, jejum e caridade.

Às sextas-feiras acontece a Via-Sacra, sempre às 19h30, na qual toda a comunidade é convidada a trazer alimentos. No final da Quaresma, serão montadas cestas básicas para distribuir às famílias assistidas pela Pastoral Social.

“Nós somos chamados a levar Cristo para as pessoas, e a Quaresma nos provoca a ir sempre em direção ao outro”, reflete Padre Claudinês Venâncio da Silva, Administrador Paroquial.

Além de todas as ações presenciais, diversas propostas são lançadas nas redes sociais, sites e canais do YouTube das paróquias. Assim, mesmo quem não consegue conciliar o horário para participar pessoalmente destes momentos penitenciais, pode ter apoio e incentivo para viver bem este período quaresmal.

Importante lembrar, porém, que os momentos penitenciais e devocionais não devem ser vistos como substitutos dos sacramentos, conforme explica o Padre Maycon Wesley: “As atividades penitenciais não substituem nem as missas dominicais nem o sacramento da Confissão. Tanto um quanto o outro são indispensáveis para a vida cristã e nossa santificação individual”.

EIS O TEMPO DE CONVERSÃO

“Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da misericórdia de Deus o perdão da ofensa a Ele feita e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja, que tinham ferido com o seu pecado, a qual, pela caridade, exemplo e oração, trabalha pela sua conversão” (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.422)

“A penitência interior do cristão pode ter expressões muito variadas. A Escritura e os Padres insistem sobretudo em três formas: o jejum, a oração e a esmola que exprimem a conversão, em relação a si mesmo, a Deus e aos outros” (CIC, no 1.434)

“Os tempos e os dias de penitência no decorrer do Ano Litúrgico (tempo da Quaresma, cada sexta-feira em memória da morte do Senhor) são momentos fortes da prática penitencial da Igreja. Estes tempos são particularmente apropriados para os exercícios espirituais, as liturgias penitenciais, as peregrinações em sinal de penitência, as privações voluntárias como o jejum e a esmola, a partilha fraterna (obras caritativas e missionárias)” (CIC, nº 1.438)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários