Mais de 50 coordenadores paroquiais e decanais da Pascom regional participaram, no sábado, 22, de um encontro na sede da Região Santana.
Inicialmente, Denilson Rabelo, coordenador da Pastoral da Comunicação da Região Santana, apresentou a estrutura da Pascom que atua com o objetivo de registrar e divulgar o trabalho das outras pastorais. Ele assinalou a importância da participação de mais jovens e ressaltou que os ‘pasconeiros’ precisam seguir os principais líderes da área de comunicação e as páginas oficiais da Arquidiocese de São Paulo nas redes sociais. Também orientou os agentes a se inspirar em boas práticas realizadas nas paróquias.
Denilson Rabelo ressaltou que o objetivo de cada postagem é fazer a mensagem do Evangelho chegar a mais pessoas. “O papel de uma foto, por exemplo, é eternizar um momento bonito na Igreja”, comentou.
Na sequência, o jornalista Edmilson Fernandes, que há mais de 20 anos trabalha na rádio CBN e há mais de dez anos atua na Pascom da Paróquia São Pedro Apóstolo, no Tremembé, Decanato Santa Marta, Santa Maria e São Lázaro, apresentou algumas dicas sobre a elaboração de textos. Ele destacou que é preciso usar frases curtas e palavras simples, levando em conta a diversidade do público leitor; falou sobre como evitar os erros mais comuns no uso de expressões e da crase; ressaltou que é preciso checar as informações sempre; e, por fim, recomendou a todos que leiam muito para que melhorem a prática da escrita.
No momento de diálogo aberto, os coordenadores paroquiais da Pascom apresentaram dúvidas relativas a autorais, ferramentas digitais e inteligência artificial.
Por fim, o Padre Lucas Gobbo, C.R., Assessor Eclesiástico da Pascom na Região Santana, lembrou os ‘pasconeiros’ da importância de que participem dos eventos da pastoral e de que intensifiquem o envio de conteúdos para os veículos oficiais da Arquidiocese, como a rádio 9 de Julho e o jornal O SÃO PAULO.
No segundo semestre, estão previstas oficinas sobre treinamento de Canva, fotografia, inteligência artificial e Instagram.
Por Edmilson Fernandes/ Colaboração especial para a Região Santana