Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Pastoral da Saúde aborda a espiritualidade no atendimento aos enfermos 

Ágata Cristina 

Centenas de agentes da Pastoral da Saúde e dos Enfermos das paróquias e comunidades da Região Belém se reuniram no Centro Pastoral São José, na manhã do sábado, 2, para o 3º Encontro Formativo da Pastoral da Saúde e dos Enfermos, conduzido por Dom Cícero Alves de França, sobre o tema “A espiritualidade no atendimento ao enfermo”. 

Inicialmente, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região agradeceu os agentes pelos serviços prestados. 

Dom Cícero explicou que a espiritualidade é o “motor” de toda a ação pastoral, sem a qual o trabalho se torna vazio. Ele detalhou que a espiritualidade cristã pode ser entendida como “a vida do sujeito, a vida da pessoa, individual e comunitária, orientada para Deus, por meio de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, inserido em uma comunidade de crentes, isto é, na Igreja”. 

O Bispo Auxiliar ressaltou que a espiritualidade é uma realidade profundamente humana e divina, pois o ser humano é composto de corpo e alma, de modo que a saúde envolve cuidar da pessoa em sua totalidade. 

Dom Cícero enfatizou que o atendimento ao enfermo é, antes de tudo, um ato de “visitar”, que se traduz em ver e escutar. “Para visitar o doente, eu tenho que ir com os olhos e os ouvidos do coração bem abertos”, ensinou, destacando que essa visita deve levar esperança e, sobretudo, conforto: “Espiritualidade no atendimento ao enfermo é fazer-se presente, uma presença ativa que torna forte e promove o doente na sua condição de pessoa para viver com dignidade aquele momento”. 

Por fim, o Bispo afirmou que a presença do agente da Pastoral da Saúde junto ao enfermo impede que se sinta abandonado por Deus, pois é a própria Igreja que se faz presente por meio daquele serviço. 

Após a formação, Dom Cícero presidiu a missa, concelebrada pelo Cônego João Inácio Mildner, Vigário Episcopal para a Pastoral da Saúde e dos Enfermos; e pelos Padres Benedito Aparecido Maria de Borba, Assessor Eclesiástico para esta Pastoral na Região Belém; Lauricio José Pipper, Colaborador na Região; Phillip Abaya, SVD, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Flores; e João Batista Dinamarques, Decano do Decanato São Timóteo. 

Por Fernando Arthur
Colaboração especial para a Região Belém

Deixe um comentário