Pastoral Familiar promove encontro para bispos referenciais e padres assessores

Imagem: CNBB

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) promove, de 23 a 26 de maio, em Aparecida (SP), o Encontro Nacional dos Bispos Referenciais e Assessores Regionais e diocesanos. O objetivo do evento é aprimorar a atuação conjunta e transversal de padres, bispos e religiosos e religiosas em prol das famílias como serviço eclesial.

Essa será uma oportunidade para aprofundamento de temas como Itinerários catecumenais para a vida Matrimonial, Serviço à Vida e Princípio da Gradualidade nos processos de discernimento. Todos esses são assuntos relevantes no trabalho da Pastoral Familiar, que “é um serviço necessário e urgente para a formação, cuidado, defesa e promoção da Família e da Vida”, como afirma o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

Não há sociedade justa, fraterna e frutuosa se a família não for forte e valorizada. O Papa Francisco disse no encerramento do X Encontro Mundial das famílias, junho 2022, que é ‘justamente enquanto afirmamos a beleza da família, que sentimos mais do que nunca que devemos defendê-la’. Não deixemos que seja poluída pelos venenos do egoísmo, do individualismo, da cultura da indiferença e do descarte, perdendo assim o seu DNA que é o acolhimento e o espírito de serviço“,

destaca dom Ricardo Hoepers, que é referencial da Pastoral Familiar em âmbito nacional.

Dentro da programação, nos dias 25 e 26, será discutido o tema “A alegria e a fraternidade como novos “lugares teológicos”, a partir dos 10 anos do Pontificado de Francisco e Evangelii Gaudium, bem como da Fratelli tutti”. A reflexão é resultado de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Conferência das Instituições Católicas de Teologia (COCTI), o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e o Instituto João Paulo II (Roma).

É importante que as coordenações locais e regionais mobilizem e convidem seus assessores e bispos referenciais e, na medida do possível, os apoiem na viagem e na inscrição. Será um momento especial para a Pastoral Familiar no Brasil”, ressaltou assessor da Comissão Vida e Família da CNBB e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães.

Os detalhes sobre investimento e inscrições, acesse: vidaefamilia.org.br/eventos

Eventos em Aparecida

Outros dois eventos serão realizados no Santuário Nacional de Aparecida no próximo ano. O Encontro de Bispos referenciais e assessores eclesiásticos vai anteceder ao 13º Simpósio Nacional das Famílias, no dia 27 de maio, com o tema “Família, fonte de vocações” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). No domingo, 28 de maio, a Peregrinação Nacional das Famílias ao Santuário Nacional da Mãe Aparecida.

Antes disso, ainda, haverá a 1ª Romaria Nacional da Família e da Vida, nos dias 4 e 5 de fevereiro. Na ocasião, serão promovidas duas palestras sobre os temas “Início da vida” e “Final da Vida”, além de testemunhos e uma mesa redonda sobre políticas públicas.

Acompanhe as informações e garanta sua participação em vidaefamilia.org.br/eventos

Fonte: CNBB

Leia mais
Papa convida a testemunhar a alegria de ser família
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários