Programa irá formar, mapear e ajudar no desenvolvimento de cooperativas da capital

SP Coopera, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, objetiva a incubação de 50 cooperativas já formalizadas ou em formação

A Prefeitura de São Paulo é responsável pelo Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo – SP Coopera, que tem como objetivo principal promover a cultura cooperativista para a geração de renda focando no desenvolvimento de cooperativas, cooperados e empreendimentos coletivos, por meio de qualificação, orientação técnica, incubação de empreendimentos e assistência educativa e socioemocional.

semasa

O programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho oferece oficinas de orientação, como a primeira que aconteceu, de forma online, no início de março. O próximo encontro irá acontecer no dia 30 de março e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

“A cidade de São Paulo conta com 652 cooperativas, sendo o maior número dentre os municípios brasileiros, número que mostra o potencial econômico que o setor apresenta não só para o poder público e privado, mas também para cerca de quatro mil trabalhadores que encontram no cooperativismo a sua geração de renda” declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O programa SP Coopera chega justamente para impulsionar estes trabalhadores, promovendo diversas ações e serviços de maneira gratuita para o cooperado”, complementa.

Também haverá formação específica para os moradores da cidade em situação de vulnerabilidade social. E em sua etapa final, o SP Coopera irá apoiar o processo de incubação que vai ajudar o desenvolvimento de 50 grupos produtivos, sejam de cooperativas já formalizadas e outras em formação.

Podem participar do programa, empreendimentos coletivos, formais e informais, localizados na cidade de São Paulo, formados preferencialmente por pessoas desempregadas, subocupadas, que se encaixam no critério de baixa-renda ou com perfis considerados de vulnerabilidade, residentes ou que desenvolvam suas atividades preferencialmente em regiões de IDHM baixo nos distritos do município. Também poderão ser beneficiadas cooperativas de todos os ramos de atividade, dando preferência às Cooperativas vinculadas à coleta seletiva da Prefeitura municipal.

Mapeamento

O objetivo do mapeamento, disponível aqui é coletar dados básicos de cadastro, contato de empreendimentos coletivos na cidade de São Paulo (formalizados e não formalizados), entender o quantitativo, bem como tipos e perfis de empreendimentos coletivos existentes na Capital, além de mobilizar e sensibilizar os grupos de interesse para criação das novas cooperativas e fomento das cooperativas já existentes e compreender quem são os atores estratégicos do cooperativismo e qual o impacto da sua atuação

mapeamento das cooperativas está sendo feito em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, que também apoia o desenvolvimento das Oficinas e o processo de incubação.

(Com informações de Prefeitura de São Paulo)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários