‘Quaresma: tempo de conversão ede voltar-se ao Senhor’, ressalta Dom Cícero

Kaique Mazaia

Na Quarta-feira de Cinzas, 14, Dom Cícero Alves de França presidiu missa na Paróquia Santo André Apóstolo, Decanato Sant’Ana e São Joaquim.

A celebração marcou o início da Quaresma e foi concelebrada pelos Padres Claudinês Venâncio da Silva, Administrador Paroquial; e Miguel Lisboa Aguiar Marcondes, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto. Na ocasião, o seminarista Gabriel Barros foi apresentado à comunidade para o estágio pastoral que realizará na Paróquia.

Na homilia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém ressaltou que a Quarta-feira de Cinzas é a porta pela qual se entra para celebrar os 40 dias de preparação para a Páscoa. “Por isso, a Quaresma é um tempo dividido em três dimensões, a saber: a oração, o jejum e a caridade”, afirmou.

O Prelado recordou ainda que a Quaresma chama à conversão, ao “voltar-se para o Senhor”, e salientou que é um tempo de rasgar os corações e abrir-se para Deus. “É um tempo de mudança radical de vida, de penitência, de movimentarmos algo dentro de nós. Essa conversão, essa mudança de vida, começa pela cabeça, por isso receberemos as cinzas. A conversão, portanto, é um processo que começa na cabeça e termina nos pés. Na Quinta-feira Santa, veremos Jesus lavando nossos pés”, salientou, afirmando que conversão é, primeiramente, mudança de pensamento.

Dom Cícero também lembrou que, na Quaresma, a oração deve entrelaçar as pessoas: “Precisamos crescer na oração. Orar é falar com Deus. Hoje, será que paramos algum instante para falar com Deus? Qual é o lugar que Deus tem na nossa vida durante o dia?”, indagou.

O Bispo Auxiliar ressaltou ainda o valor do jejum, que não deve ser visto como uma dieta, mas como um sacrifício. E que o fruto do jejum deve se tornar caridade.

Dom Cícero também recordou a Campanha da Fraternidade, que em 2024 trata de Amizade Social. “É um convite a estabelecermos relações interpessoais sadias”, afirmou, ressaltando que a amizade social evoca vencer a guerra, a violência e o ódio; e que a CF deve fazer com que cada pessoa perceba que não está sozinha no mundo, e que se vive em família e em sociedade.

Dom Cícero concluiu a homilia, afirmando que escolheu celebrar na Paróquia, a qual se localiza no extremo leste da capital paulista, como gesto para abrir a Campanha da Fraternidade na Região Belém.

Por Fernando Arthur
Colaborador de Comunicação na Região Episcopal Belém

Na sexta-feira, 16, o clero atuante na Região Belém se reuniu na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Roque, Decanato São Timóteo, para uma manhã de espiritualidade quaresmal. Padre Boris Agustín Nef Ulloa, Diretor da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da PUC-SP, conduziu um momento de reflexão sobre a Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma. Em seguida, o clero participou de uma celebração penitencial, presidida por Dom Cícero Alves de França, seguida da adoração ao Santíssimo. (por Fernando Arthur)

No domingo, 18, oito novos membros da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) receberam os símbolos do movimento, em missa na Paróquia São Paulo Apóstolo, Decanato Santa Maria e São José, presidida pelo Padre Fabiano Alcides Pereira, Pároco. Na homilia, Padre Fabiano enalteceu a atuação do Apostolado e recordou que a recepção da fita deve inspirar novas pessoas a participar desta iniciativa. Membros da Rede Mundial das Paróquias São José do Belém e São Carlos Borromeu também participaram da celebração. (por Fernando Arthur)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários