Evento realizado no sábado, 25, ajudou a divulgar a campanha de arrecadação de brinquedos promovida pela Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo
Entre olhares atentos e aplausos, as crianças, educadores e voluntários assistiam à representação do nascimento do Menino Jesus. Iluminado pelas luzes do palco e com um espetáculo sob patins ao seu redor, o Príncipe da Paz foi acolhido por todos na grande festa da 22ª edição da Campanha Natal dos Sonhos, no sábado, 25, no auditório da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), na Vila Mariana.
Promovida pela Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo e a agência Mega Model Brasil, a campanha, este ano com o tema “O Deus Filho se fez criança”, visa à arrecadação de brinquedos e outros itens em bom estado de conservação. Participaram do evento cerca de 500 pessoas, provenientes das obras sociais contempladas pela campanha e dos colégios católicos e instituições parceiras da iniciativa.
“Nesta grande festa, tivemos a oportunidade de destacar que estamos em defesa da vida em qualquer estágio, clamamos pela paz no mundo e resgatamos o verdadeiro sentido do Natal”, comentou ao O SÃO PAULO Sueli Camargo, coordenadora arquidiocesana da Pastoral do Menor.
As doações de brinquedos podem ser feitas até 15 de dezembro nas paróquias e colégios católicos da Arquidiocese de São Paulo. Elas serão destinadas aos diversos serviços de atendimento à criança e adolescente na cidade ou entregues diretamente à Pastoral do Menor.
“Com o tema: ‘O Deus filho se fez criança’, preparamos a chegada do Menino Deus. A sua presença na manjedoura nos dá a oportunidade de fixarmos o nosso olhar para o menino pobre, para o Deus que se faz humilde e que está presente em cada menino e menina, vítima da indiferença, que são atendidos pela Pastoral do Menor, que se encontram em situação de rua, nas unidades da Fundação Casa, que são vítimas de violência e abandono”, enfatizou a coordenadora arquidiocesana da Pastoral do Menor.
Sueli lembrou que ao longo destes 22 anos, a campanha ganhou força em toda a sociedade como um momento de anúncio e denúncia contra a violação dos direitos de crianças e adolescentes.
UM DIA PARA SONHAR
A manhã de atividades começou com a celebração da Palavra, prosseguiu com as apresentações dos educandos das obras sociais e a encenação do nascimento do Menino Jesus, feita pelo grupo Periquitos em Revista, que apoia a iniciativa, assim como a Rede de Escolas Católicas, a Sociedade Esportiva Palmeiras, a Faculdade das Américas – FAM e a empresa Crefisa.
Durante a abertura, Sueli reforçou que o dia tinha como objetivo fazer um apelo pela paz, pelo direito de brincar e resgatar o verdadeiro sentido do Natal.
O produtor do grupo Periquitos em Revista, Marcello Cória Massaini, lembrou que, ao ser convidado para acompanhar a montagem do evento, buscou evidenciar os valores da paz, solidariedade, união, respeito e cumplicidade, todos implícitos no nascimento de Jesus.
Ainda antes da encenação do nasci nascimento do Menino Jesus, o grupo, que é filantrópico, levou ao palco da Fapcom mais duas apresentações que traziam características das cidades de Nova York, Las Vegas e Paris.
PROTAGONISTAS
As crianças e adolescentes das instituições contempladas pelas doações estiveram presentes e também compuseram a festa com demonstrações artísticas.
De acordo com a educadora da Obra Social Vista Alegre, Wendy Camily, 19, a turma de 60 crianças e adolescentes esteve engajada para a apresentação do coral que cantou a música “Última Oração”.
Ela, que foi educanda do mesmo projeto e quando criança participou de outras edições do Natal dos Sonhos, contou que a expectativa nos dias que antecedem o evento e a vontade dos atendidos em se engajar nas atividades transpassa toda a Obra Social.
OLHOS FIXOS PARA O PALCO
A alegria em vivenciar o momento era revelada em cada sorriso das crianças e adolescentes que assistiam ao espetáculo.
Foi justamente esse o sentimento mencionado pelas educandas do CCA Parque Belém, Jeniffer Larissa e Ana Vitória, ambas de 9 anos, para descreverem como se sentiam ao participar do evento.
Pela primeira vez no Natal dos Sonhos, elas contaram que estavam atentas às apresentações, pois tudo era muito bonito. Destacaram, ainda, a performance de ginástica artística feita por um grupo de alunas do Colégio Divina Pastora.
DE DENTRO PARA FORA
Em 22 anos, mais de 500 mil brinquedos já foram arrecadados, evidenciando que o alcance da ação ultrapassa os limites da Igreja. Para Sueli, “uma pastoral arquidiocesana tem que falar para toda cidade e campanhas como esta possibilitam o diálogo e a mobilização para que mais pessoas possam ser testemunhas da caridade e do amor aos pequenos”.
Padre Marcelo Maróstica, Pároco da Paróquia São José do Belém, na Região Belém, esteve à frente da animação do evento, junto das modelos Julia Loducca e Thays Bastos. Segundo o Sacerdote, a iniciativa traduz o que significa ser uma Igreja em saída e que, com o apoio de instituições da sociedade civil, o processo é capaz de gerar muitos frutos para a cidade.
“A campanha impacta a Arquidiocese e precisa impactar ainda mais, pois este é um tema fundamental. Falamos do sonho, do lúdico, de brinquedos e do direito de brincar, direito de ser criança, diante de um contexto de tantas violações”, salientou Padre Marcelo.
O Sacerdote também recordou as muitas mortes de crianças em decorrência das guerras na Ucrânia e no conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas. Ele ressaltou que estabelecer propostas que coloquem as crianças e os adolescentes como prioridade deve estar no centro da atenção de toda a Igreja ainda no presente para que seja garantido a eles um futuro melhor.