‘Que sejamos todos nós comunicadores da nossa fé’

A comemoração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, a expectativa pelo retorno das missas com a participação presencial dos fiéis, a veneração aos santos e o ecumenismo foram alguns dos temas tratados pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, no programa “Diálogos de Fé”, no domingo, 24, transmitido pela rádio 9 de Julho (AM 1.600 kHz), das 12h30 às 13h, e pelas mídias sociais da Arquidiocese.

Dia Mundial das Comunicações Sociais

Ao falar sobre a mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado naquele domingo, Dom Odilo lembrou que o Pontífice destaca que a narração das experiências de vida deve estar baseada na verdade, na justiça, na honestidade, no direito e na caridade. Do contrário, “se a narração for falseada pela intenção de esconder a verdade ou de propagar uma mentira, é uma narração que não é boa, destrói e tira a paz. Essa é a narração das fake news”, alertou.

Na Igreja, a comunicação deve estar a serviço da fé. Mais importante que o meio que se utiliza está o comunicador, que deve comunicar as experiências de fé: “Que sejamos todos nós comunicadores da nossa fé, isto é, evangelizadores”.

Volta presencial dos fiéis às missas

Embora deseje que as celebrações possam acontecer o quanto antes com a participação presencial dos fiéis, o Arcebispo disse ainda não ser o momento apropriado: “Aqui em São Paulo, estamos no meio da pandemia, com muita gente ficando doente, muitos morrendo, e temos que ser prudentes. Enquanto estivermos no meio do bombardeio do vírus, não podemos expor as pessoas ao risco do contágio”.

Como educar para a ação social?

Diante dessa pergunta feita, Dom Odilo afirmou que é preciso educar as novas gerações para a sensibilidade diante das necessidades do próximo e deu um exemplo prático: “Por que não fazer pequenos gestos? Um cofrinho, por exemplo, em que a criança deposite moedas destinadas a um pobre, a uma família pobre. No fim da semana ou no fim do mês, que se pegue esse cofrinho, tire o que está dentro e ela mesma leve ao pobre. Isso a vai educando”, explicou, comentando, ainda, que ao longo da vida, é possível que a pessoa se aprofunde na prática da caridade e nos estudos sobre a Doutrina Social da Igreja.

A veneração dos santos

O Arcebispo também respondeu a uma questão sobre a veneração dos santos: “A nossa devoção aos santos é diferente daquilo que referimos a Deus. Deus nós adoramos; os santos nós veneramos, isto é, nós honramos, apreciamos o testemunho dos santos. Nós não os adoramos. Eles são membros da Igreja, nossos irmãos que mais deram certo, fizeram a coisa boa e nos encorajam a viver o Evangelho”.

A prática do ecumenismo

Dom Odilo também falou sobre ecumenismo, ao recordar que até o próximo domingo, 31, acontece a Semana de Oração pela Unidade Cristã. Ele ressaltou que, para se fazer o diálogo ecumênico, é preciso conhecer a própria fé, ter ciência dos pontos de dificuldade na fé da Igreja Católica em relação a outras Igrejas, a fim de que haja o diálogo em busca da unidade. Essa aproximação também pode se dar pelas práticas comuns de caridade, orações e a leitura da Palavra de Deus.

LEIA TAMBÉM

As boas narrativas inspiram, evangelizam e comunicam a fé

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários