Raul Meyer recebe o Prêmio Fraternidade de Diálogo Cristão-Judaico

Luciney Martisn/O SÃO PAULO

Com o objetivo de homenagear personalidades e líderes religiosos que se empenham na promoção do diálogo inter-religioso, da liberdade e da paz, o Conselho de Fraternidade Cristão-Judaica de São Paulo criou o Prêmio Fraternidade de Diálogo Cristão-Judaico.

Em 2024, o homenageado foi Raul Meyer, 79, líder religioso da comunidade judaica Shalom, diretor de Juventude da Congregação Israelista Paulista e presidente do Centro de Cultura Judaica. É também líder religioso da Comunidade Esh Tamid, membro da Família Abraâmica e diretor de relações inter-religiosas da Federação Israelita do Estado de São Paulo.

A cerimônia de entrega ocorreu na quarta-feira, 24, no auditório São Paulo Apóstolo – Paulinas, na Vila Mariana, e reuniu vários representantes religiosos e de entidades comunitárias e civis, entre os quais o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.

CAMINHAR JUNTOS

O Conselho de Fraternidade Cristão- Judaica foi fundado em 1962 e tem por objetivo a união das religiões na promoção e construção da liberdade, da paz e do diálogo inter-religioso. Atualmente, 30 membros se reúnem, mensalmente, no Colégio Nossa Senhora de Sion, no bairro de Higienópolis.

O conselho promove atividades e gestos concretos unindo as várias denominações religiosas com o intuito de construir pontes, derrubar muros e encurtar distâncias, aproximando, compreendendo, respeitando e caminhando juntos, como membros de uma única sociedade. O prêmio, uma escultura de uma pomba da paz assinada pela artista Hannah Brandt, é concedido juntamente com um diploma, e já receberam o Prêmio: São João Paulo II, no ano 2000; o Rabino Hugo Schlesinger, um dos pioneiros do diálogo inter-religioso no Brasil; o Rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista e na última edição, o Cardeal Odilo Pedro Scherer.

 “A premiação é uma forma de reconhecer o intenso trabalho que vem sendo desenvolvido na promoção da unidade, da paz e da união entre as religiões”, enfatizou Ricardo Schlesinger, presidente do Conselho de Fraternidade Cristão-Judaica de São Paulo.

HERANÇA DA FÉ

Dom Odilo manifestou a alegria em ter sido contemplado com o Prêmio em 2020 e a satisfação em repassar o troféu a Raul Meyer.

“Raul tem uma longa história na construção e na promoção do diálogo inter-religioso e está empenhado em levar adiante a herança da fé e da fraternidade. Como líder engajado, enfrenta desafios e lidera projetos de destaque na construção de uma sociedade pacífica”, mencionou.

O Purpurado salientou: “Estamos caminhando juntos na promoção e na busca pelo respeito e diálogo que provém da nossa fé, pois, temos em  comum a herança da fé de Abraão e seus descendentes”, disse.

CONSTRUIR PONTES

Na cerimônia, Raul Meyer destacou a importância da promoção do diálogo e os dois pilares que movem a sua missão: a liberdade e a paz. Salientou que o principal objetivo das ações promovidas e de seu empenho ao longo de seis décadas é com o intuito de construir pontes.

“Promover o diálogo inter-religioso, a cultura da paz e a liberdade de expressão é uma possibilidade que une as várias expressões de fé na promoção de um mundo melhor. Nosso objetivo é promover pontes, valorizar o diferente e celebrar a vida”, disse. O homenageado falou da alegria em ser contemplado.

“O Prêmio é uma confirmação do trabalho que vem sendo realizado não só por mim, mas por todos que lutam unidos à mesma causa”, disse, mencionando que “não basta realizar ações ecumênicas, é preciso ter de fato a espiritualidade do diálogo, é preciso criar laços de unidade e de fraternidade entre os diferentes credos”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários