Rede Vida lança canais com programação educativa gratuita

Desde o dia 1º de outubro, a Rede Vida de Televisão iniciou um projeto que marca as comemorações dos seus 25 anos, celebrados em junho. Agora, além da programação convencional, a primeira emissora de inspiração católica do Brasil conta com dois canais adicionais com programação educativa.

Esse projeto foi possível após o Governo Federal liberar a multiprogramação nos canais comerciais de TV, em junho, em razão da pandemia de COVID-19. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no Sistema Brasileiro de TV Digital esse recurso somente é permitido para os canais consignados a órgãos e entidades integrantes dos poderes da União. Em São Paulo, também a TV Cultura, ligada ao governo estadual, conta com esse recurso.

O decreto presidencial ampliou a permissão para as todas as emissoras comerciais e educativas do Brasil. O Governo Federal também determinou que as emissoras só poderão veicular conteúdo específico destinado às atividades de educação, ciência, tecnologia, inovação, cidadania e saúde, com fins exclusivamente educacionais ou de exploração comercial devido à pandemia.

Iniciativa

Lara Monteiro de Barros Moccia, diretora do projeto Rede Vida Educação, explicou ao O SÃO PAULO que o objetivo dos novos canais é auxiliar as crianças e adolescentes a terem acesso à educação nesse período de pandemia e, ao mesmo tempo, ajudar a diminuir a desigualdade que existe entre os estudantes das redes púbica e privada de educação.

“Entendemos que, com a pandemia, o abismo entre a educação pública e a privada aumentou. Por isso, queremos auxiliar as crianças a ter condições de receber uma educação de qualidade, via televisão, que nada mais é do que o meio mais democrático do Brasil, além de ser gratuito e, no caso da Rede Vida, chega a mais 395 cidades brasileiras por meio do sinal digital aberto”, destacou Lara.

Programação

A maior parte da programação desses novos canais educativos é voltada às crianças na fase de alfabetização. “Isso porque pesquisas mostram que 55% das crianças saem dessa fase sem a alfabetização completa. Por isso, consideramos que podemos ajudar a diminuir essa defasagem. Sem contar que também existe o analfabetismo funcional que afeta muitos adolescentes e adultos ao longo da vida”, ressaltou a diretora.

Os canais também contam com conteúdo voltado a estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O site do projeto disponibiliza a grade de programação para que os pais organizem a rotina de estudos dos filhos como complemento da atividade escolar. Para o desenvolvimento da programação, a emissora firmou parcerias com entidades especializadas em conteúdo educativo.

Como sintonizar

O acesso às programações dos canais adicionais é feito manualmente pelo controle remoto. Por exemplo, em São Paulo, o canal aberto da Rede Vida é o 34.1. Agora, é possível acessar as faixas 34.2 e 34.3, destinada à multiprogramação. Para quem tem um televisor de modelo antigo, basta conectá-lo a um conversor digital e ter uma antena UHF.

Os aparelhos mais recentes acessam esse sistema automaticamente. “Nós não temos a pretensão de substituir a escola. Muito pelo contrário: desejamos ser um complemento à educação das crianças, que devem continuar a ir à escola ou assistir às aulas remotas conforme suas possibilidades. Queremos oferecer um conteúdo com começo, meio e fim, com qualidade”, completou Lara. O site para acessar a grade de programação e informações sobre como sintonizar os canais é: www.redevidaeducacao.com.br.

Notícias relacionadas

Comentários

  1. A programação da TV REDE VIDA está com problemas viver parando são os programas que vejo porém neste CANAL que o 21 aqui na minha cidade que Ribeirao Preto SP, tem como rever o que está acontecendo aguardo seu contato obrigado me chamo PAULINO DIAS

  2. Olá,sou de Ribeirao Preto SP assisto aprogramacao da TV REDE VIDA pelo 21 e fica sempre parando só aparece como uma FOTO são os programas deste canal tem ver está situação fico muito grato aguardo seu contato obrigado.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter