São José: humanamente chamado a ser pai da Sagrada Família e da Igreja

Na tarde desta sexta-feira, 19, o Cardeal Scherer presidiu missa na cripta da Catedral da Sé na solenidade de São José

Cardeal Scherer preside missa na cripta da Catedral da Sé, na Solenidade de São José (fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

Nesta sexta-feira, 19, os cristãos celebram solenemente São José, aquele a quem Deus escolheu para ser pai adotivo de Jesus, esposo da Virgem Maria e patrono universal da Igreja.

No início da tarde de hoje, na cripta da Catedral da Sé, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, presidiu missa na Solenidade de São José, apenas com a participação dos envolvidos com a liturgia da celebração, uma vez que a Arquidiocese de São Paulo aderiu ao esforço coletivo para conter a disseminação do novo coronavírus em todo o estado e as missas tem ocorrido sem a participação presencial dos fiéis.

“Que pena que neste Dia de São José nossas igrejas não possam receber o povo, mas nem por isso deixaremos de louvar a Deus e honrar São José”, ressaltou Dom Odilo, exortando os fiéis que acompanhavam a missa pelas redes sociais e pela rádio 9 de Julho a rezar pelas próprias intenções e pelos muitos doentes diante deste momento de pandemia.

LEIA A COLETÂNEA DE ARTIGOS E REPORTAGENS DO O SÃO PAULO SOBRE SÃO JOSÉ

PATRONO E CUIDADOR

Na homilia, o Arcebispo de São Paulo recordou que São José sempre esteve aberto aos chamados de Deus: aceitou Maria grávida como esposa, fugiu com ela e o menino para o Egito, para protegê-lo da perseguição de Herodes; e quando o Salvador não estava mais em perigo, retornou com a família para a terra natal.

“São José é chamado, para, humanamente, assumir esta figura do pai na Sagrada Família e na família ampliada de Jesus, que é a Igreja. Por isso lhe damos o nome de patrono universal da Igreja”, disse o Arcebispo, mencionando, ainda, que a Sagrada Família foi o núcleo inicial da Igreja.

Dom Odilo recordou a instituição do Ano de São José pelo Papa Francisco, em 8 de dezembro de 2020, com a publicação da carta apostólica Patris corde (com o coração de pai), na qual se ressalta que São José ainda hoje é chamado a ser o cuidador de toda a Igreja e das famílias.

O Arcebispo afirmou também que a festa de São José é a ocasião para que cada fiel recorde os “pais na fé”:  os próprios pais e todos aqueles que anunciaram a fé ao longo dos tempos. “Hoje, temos o Papa Francisco como aquele que é o cuidador da Igreja, da família de Deus, como foi São José. No dia 19 de março de 2013, o Papa iniciou seu pontificado, colocando-o sobre o patrocínio de São José e deu a entender, na homilia daquela missa, que se sentia um pouco como São José: chamado por Deus, de supressa, para ser o cuidador da grande família de Jesus, que é a Igreja”, disse Dom Odilo.

DIANTE DA PANDEMIA

Antes da bênção final, o Arcebispo de São Paulo lembrou que o Ano de São José prosseguirá até 8 de dezembro, de modo que se hoje não é possível que os fiéis se juntem presencialmente para fazer procissões e louvores ao Santo, poderão fazê-lo em outro momento, mas desde já podem colocar em prática os aprendizados de São José, especialmente para a vivência em família.

Dom Odilo lembrou que São José sempre esteve pronto para agir conforme era preciso, com fidelidade a Deus, humildade e retidão. “É um grande homem, um grande santo, amado por Deus e por todos. Que ele interceda por todos nós e nos acompanhe e, sobretudo, olhe por todos os doentes”, disse o Arcebispo, desejando que as pessoas continuem a ser prevenir do novo coronavírus, evitando, assim, que se contaminem ou que transmitam o vírus.

Também durante a oração dos fiéis, Dom Odilo apresentou a Deus a intenção por todos os doentes, em especial os com a COVID-19 que aguardam por atendimento nos hospitais, e desejou que São José interceda para que sejam curados. Rezou, ainda, por todos os falecidos.

A missa teve como concelebrantes os Padres José Ferreira Filho e Eduardo Baronto, este último Cura da Catedral da Sé, que informou que as missas continuarão a ser transmitidas pelas redes sociais diariamente. Ele também agradeceu a todos que colaboraram com a campanha para o restauro da imagem da São José da Catedral.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários