Sé: Nos cemitérios, celebrações eucarísticas e ampla ação pastoral marcam o ‘Dia de Finados’

Pascom Região Sé

Além das Eucaristias nas paróquias, foram celebradas 37 missas nos seis cemitérios localizados no território de abrangência da Região Sé: da Consolação; do Araçá; São Paulo; Vila Mariana; da Irmandade do Santíssimo Sacramento; e da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

Várias paróquias e suas pastorais foram responsáveis pela organização da liturgia das missas, acolhida, cantos e orações, bem como as congregações e novas comunidades.

Mais de 35 padres se revezaram, praticamente de hora em hora, tanto para presidir as celebrações nos cemitérios quanto para o atendimento de Confissões.

Pascom Região Sé

“Celebrar no Cemitério da Consolação em memória daqueles que já partiram para a eternidade foi celebrar a saudade e a esperança! Saudade pela ausência física e esperança na vida eterna, no céu!”, afirmou o Padre Gilberto Duarte, da Comunidade Canção Nova.

Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, presidiu missas nos Cemitérios do Araçá, da Consolação e da Ordem Terceira do Carmo, e também na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Sufrágio das Almas, Setor Bom Retiro. Já Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade, presidiu uma das missas no Cemitério da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

Pascom Paroquial

As pessoas que visitaram os cemitérios puderam vivenciar momentos de espiritualidade, adoração eucarística, procissão e se confessar. Vários ministros extraordinários da Sagrada Comunhão auxiliaram nas celebrações e membros da Pastoral da Comunicação das paróquias se revezaram para fazer o registro das atividades.

A Pastoral da Escuta esteve em missão em alguns cemitérios, à disposição para escutar e apoiar as pessoas em seu momento de luto, dor e tristeza.

Carmen Lima, voluntária da Pastoral da Escuta, esteve no Cemitério da Consolação. “Chamou-me a atenção os vários voluntários da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, identificados com camisetas, que organizavam e ajudavam, inclusive nos cantos. Também havia escutadores de lá. Parece-me que o Dia de Finados e a reflexão da homilia levaram as pessoas a uma revisão da própria vida e da grande mudança de sentido em direção à presença de Deus nelas”, testemunhou.

Pascom Região Sé

Por Patrícia Midões e Patricia Coppio
Colaboração especial para a Região Sé

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários