Seminaristas da Arquidiocese participam de semana de convívio e formação 

Cardeal Scherer e reitores em missa na semana de convívio dos seminaristas da Arquidiocese
Vitor Pacheco

Os seminaristas das etapas do Discipulado (Filosofia) e Configuração (Teologia) da Arquidiocese de São Paulo estão reunidos em Itanhaém (SP), entre os dias 3 e 7, para uma semana de convívio e formação, antes de iniciarem as atividades acadêmicas. O evento conta com a presença de bispos, formadores e outros sacerdotes, que abordam temas centrais para a caminhada vocacional e a atuação pastoral dos futuros presbíteros.

O encontro foi iniciado pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer. Ele abriu espaço para que os seminaristas e diáconos compartilhassem suas experiências pastorais, destacando como contribuíram com suas comunidades no período de férias e como foi o contato com os párocos. Os diáconos seminaristas, ordenados em dezembro de 2024, compartilharam suas primeiras experiências no ministério.

O Arcebispo Metropolitano também conduziu um momento de diálogo, no qual os seminaristas tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre diversos temas. Entre os assuntos abordados, estão questões relacionadas ao Sínodo universal e ao sínodo arquidiocesano, além de temas da atualidade, como inteligência artificial, comunicação digital e o uso da internet nas mídias sociais. O Cardeal também respondeu a questionamentos sobre liturgia e outras questões pastorais. 

PROGRAMAÇÃO

A programação também inclui a formação litúrgica com palestras do Padre Sidney Fernandes, Vice-reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor, sobre a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II e os elementos da celebração eucarística, incluindo aspectos de homilética. 

O Padre Hernane Santos Módena, Diretor-geral do Arquivo Metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva, fez uma conferência sobre os 280 anos da Diocese/Arquidiocese de São Paulo, que serão comemorados em 2025, e os 70 anos da Catedral da Sé, celebrados em 2024. Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém e Referencial para o Seminário Arquidiocesano, abordou aspectos do atual Diretório da Formação Presbiteral da Arquidiocese de São Paulo. 

Também são previstos momentos formativos sobre a reorganização pastoral da Arquidiocese, apresentada pelo Padre Roberto Carlos Queiroz Moura, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. As datas mais importantes do calendário arquidiocesano, incluindo a Missão de Férias dos Seminaristas, que ocorrerá em julho, foram mencionadas no encontro. 

Além das atividades formativas, os seminaristas vivenciam momentos de espiritualidade, missas, confraternização e lazer. 

(Colaborou: Diácono Dêvisson Luan Oliveira Dias)

Deixe um comentário