
No sábado, 13, foi lançado o livro “SIM – O coração do Arsenal da Esperança”, de autoria de Ernesto Olivero, que trata sobre a regra espiritual da Fraternidade da Esperança do Sermig (Servizio Missionario Giovani), iniciada por ele e a esposa, Maria Cerrato, em Turim, na Itália, em 1964.
A edição em português é publicada pela Format Editora. A cerimônia de lançamento foi na Drummond Livraria, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, tendo entre os participantes o Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano, que escreveu o prefácio desta edição brasileira: “Eu tive muitos encontros com Ernesto Olivero. Quem estava muito ligado a esse trabalho foi Dom Luciano Mendes de Almeida, que não dá para deixar de citar e inclusive foi quem ajudou a intermediar esse lugar em que o Arsenal da Esperança está abrigado, que é a Hospedaria do Imigrante, na Mooca. E quem é acolhido ali, justamente pela Fraternidade da Esperança, são migrantes brasileiros que muitas vezes não encontram onde ficar e acabam na rua. Mas também os estrangeiros, que ali encontram novamente o acolhimento e o apoio para poderem começar a dar os primeiros passos nesta nossa metrópole concorrencial, tão cheia de possibilidades, mas, ao mesmo tempo, com dificuldade de acesso às possibilidades”.

O jornalista Mílton Jung leu as páginas iniciais do livro denominadas “Relendo a nossa história”, escritas por Ernesto Olivero em 1996, ano de fundação do Arsenal em São Paulo.
A regra da qual trata o livro é uma proposta de vida para todos aqueles que se aproximam do Arsenal e da Fraternidade da Esperança e que, com seu trabalho, compromisso e disponibilidade, já vivem, de alguma forma, a espiritualidade e o estilo do Sermig.

Durante o evento, também houve um momento de diálogo entre o Padre Simone Bernardi, da Fraternidade da Esperança, e a escritora Luciene Müller, responsável pela editora do livro. Também prestigiaram o lançamento Lillo Guarneri, diretor do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo; membros da Fraternidade da Esperança; além de amigos e voluntários do Arsenal.
Exemplares podem ser adquiridos na sede do Arsenal da Esperança (Rua Dr. Almeida Lima, 900, Mooca), na Drummond Livraria (Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2.073) ou pelo site https://formateditora.com.br.




