‘Sob a Luz da Esperança’ é hora de celebrar o ‘Natal dos Sonhos’

Em sua 23ª edição, a campanha arrecada brinquedos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. No dia 4, em missa na Catedral da Sé, houve a encenação do Presépio Vivo e apelo à solidariedade

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Em mais de duas décadas de história, a campanha Natal dos Sonhos já arre­cadou mais de 500 mil brinquedos e as­segurou momentos de muita felicidade para crianças em situação de vulnerabili­dade social na cidade de São Paulo.

Em 2024, a campanha chega à 23ª edição, com o tema “Sob a Luz da Espe­rança”, tendo como meta distribuir mais de 35 mil brinquedos. A iniciativa é da Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo, em parceria com Mega Model Brasil, Sabesp, Sociedade Esportiva Pal­meiras, Crefisa/FAM e as escolas católi­cas da cidade. Em 2023, a Pastoral dis­tribuiu diretamente 15 mil brinquedos, mas a quantidade arrecadada foi maior, já que a iniciativa é difundida em toda a Arquidiocese.

O objetivo final da campanha é res­gatar o lúdico, o pedagógico, bem como assegurar o direito de brincar e fazer com que as pessoas deem testemunho de so­lidariedade. A arrecadação, iniciada em outubro, prosseguirá até 15 de dezembro.

No dia 4, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, aconteceu a celebração eucarística da campanha Natal dos Sonhos, presidida pelo Padre Roberto Carlos Queiroz Moura, Coor­denador Arquidiocesano de Pastoral, tendo entre os concelebrantes o Cônego Marcelo Monge, Vigário Episcopal da Caridade Social. Cerca de 1,2 mil crian­ças, adolescentes, seminaristas e profes­sores dos colégios católicos participaram da missa.

Realizar sonhos de crianças carentes

Ao longo da campanha, nas paró­quias e colégios católicos, é feita arreca­dação de brinquedos e outros itens em bom estado de conservação, que são destinados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Ao O SÃO PAULO, Sueli Camargo, coordenadora arquidiocesana da Pas­toral do Menor, salientou que a mobili­zação nasceu por iniciativa de um em­presário que queria realizar o sonho de crianças carentes, e essa Pastoral, a pedi­do do Cardeal Cláudio Hummes, então Arcebispo de São Paulo, ficou responsá­vel pela campanha.

“Coube à Pastoral do Menor o mo­mento de presenciar o brilho no olhar das crianças na entrega dos brinquedos, além do incentivo à solidariedade e à mobilização da campanha na Arquidio­cese e na cidade”, recordou Sueli, que é responsável pela campanha desde a pri­meira edição.

“A Campanha Natal dos Sonhos tem como objetivo incentivar a solidarieda­de, vem em defesa do lúdico, do pedagó­gico, do direito de brincar e, ao mesmo tempo, que se dê o devido valor aos que vivem em situação de vulnerabilidade social. É um momento de elucidar que a criança tenha garantidos os seus direitos fundamentais à vida, à saúde, à liberda­de, à dignidade, à convivência familiar e social, enfim, o direito de ser criança”, explicou Sueli.

“Paróquias e colégios católicos são postos de arrecadações e podem destinar estas doações aos seus trabalhos sociais de atendimento à criança ou destinar à Pastoral do Menor, que fará a entrega a seus projetos sociais nas periferias, nas ruas”, detalhou Sueli, explicando, ainda, que alguns empresários doadores fazem questão de entregar os brinquedos pes­soalmente, pois “querem presenciar o brilho do olhar das crianças; outros rea­lizam festas para entrega das doações; há quem faça momentos celebrativos com orações e entrega das doações”.

Sonho de Deus

Padre Roberto Carlos ressaltou que o Natal é “um sonho divino, um sonho de amor, de esperança e de salvação. O Natal dos Sonhos é o sonho de Deus!”.

O Sacerdote apontou ainda a inicia­tiva como uma realização do sonho das pessoas que “amam a Deus e se impor­tam com a vida das crianças, dos meno­res e dos desprotegidos”.

“Somos convidados a seguir o exem­plo de Jesus, a confiar no cuidado cons­tante de Deus e a partilhar o que temos para que o sonho de Deus se torne re­alidade entre nós. Neste Natal, que possamos abrir nossos corações para o verdadeiro significado dessa celebração. Que possamos nos unir em amor e soli­dariedade, procurando viver o sonho de Deus em nossas vidas e na vida de nossa comunidade. Olhemos para os menores, para os mais frágeis, e estendamos nos­sas mãos em gestos concretos de amor e partilha. Sonhemos juntos!”, finalizou Padre Roberto Carlos.

Presépio Vivo

Um dos momentos mais emocio­nantes na Catedral da Sé aconteceu enquanto o Padre narrava o nascimen­to de Jesus: um choro de bebê ecoou e pelo corredor da nave central do templo entrou um garotinho, de cara suja, cal­ças arregaçadas, descalço, trazendo nas mãos um saxofone, com o qual executou a canção Ave Maria.

Em seguida, São José, representa­do pelo engenheiro Thiago Donato, 40, trazia nos braços o Menino Jesus, acom­panhado da Virgem Maria, interpretada pela psicóloga Nara Costa, 40.

Padre Roberto Carlos, então, acolheu o pequeno Filipe, de um mês e meio, naquele dia o próprio Menino Jesus. De­pois, acomodou o bebê na manjedoura, sendo este protegido por um anjo. Uni­dos, Thiago, Nara e o filho representa­vam naquele instante a Sagrada Família.

“É uma emoção sem tamanho parti­cipar desse momento da representação do Presépio. Nosso filho é o maior pre­sente, é a maior bênção em nossas vidas e participar dessa campanha tão bonita é para nossa família razão de gratidão e emoção”, disse Nara.

Abraçar a causa

Marisa Ester Rosseto, diretora do Co­légio Madre Cabrini, falou à reportagem sobre a participação das escolas católicas na campanha: “É uma oportunidade de envolver o corpo docente e discente e as famílias em uma ação social que elucida a importância de fazer o bem e propor­cionar um Natal mais digno a quem mais precisa”.

“A campanha de arrecadação engloba a reflexão de que toda criança tem direito a brincar. Faz parte do desenvolvimento integral o lúdico, a imaginação e a cria­ção. Poder contribuir com a campanha é um gesto de dignidade e fraternidade”, completou a diretora.

Valentina Beatriz de Oliveira, 6, con­tou à reportagem que gosta muito do Natal e de ganhar brinquedos. “Minha mãe é muito trabalhadora e meu sonho é ter um quarto de brinquedos”, disse. “O Natal é família e alegria”, opinou a meni­na, cujos pais são separados.

CAMPANHA NATAL DOS SONHOS 2024

Doe brinquedos e outros itens em bom estado em paróquias e colégios católicos
Até 15 de dezembro
Telefone: (11) 3105-0722 
E-mail: pastoraldomenor@gmail.com 
Instagram: @nataldossonhosarquisp

Deixe um comentário