Solenidade de Nossa Senhora Aparecida é celebrada na Região Brasilândia

Na terça-feira, 12, na Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil foi solenemente celebrada em paróquias, comunidades e santuários da Região Brasilândia. Leia a seguir, notícias sobre algumas dessas missas.

NA PARÓQUIA SÃO LUÍS GONZAGA

“Façamos o milagre da rede dos pescadores na mesa de quem precisa”. Foi sob esse chamado que os paroquianos da Paróquia São Luís Gonzaga, Setor Pereira Barreto, foram convidados a participar da celebração em louvor à Nossa Senhora Aparecida que resultou na arrecadação de mais de 1 tonelada de alimentos não-perecíveis que serão destinados às famílias atendidas pela Paróquia e pelo movimento dos Vicentinos.

Durante a celebração do dia 12 de outubro, o Padre Roberto Moura, Pároco, relembrou em sua homilia a alusão feita ao chamado que lembra os pescadores que foram buscar o alimento para a passagem do governador da capitania e nada conseguiam pescar. Muitos desistiram após tentar, ficando apenas três pescadores que insistiram na busca pelo alimento da ceia que seria dada no dia seguinte. Pegaram em suas redes as partes da imagem da Nossa Senhora que adquiriu a cor daqueles que eram escravizados, como sinal de libertação e trouxe algo novo para aquele povo e para todo o Brasil. A partir daquele momento em que pescaram a imagem, as redes lotaram-se de peixes. Este sinal aconteceu para que no dia seguinte tivesse alimento.

“O milagre das redes foi feito e somos chamados a sempre o realizar. Como disse Maria, para que o milagre aconteça, façamos o que Ele disser. O que nos diz Deus diante da necessidade de tantos irmãos? Abramos mão do pouco que temos e coloquemo-nos a serviço para que o milagre possa continuar a acontecer na nossa vida”, concluiu o Pároco.

Todas as pastorais e movimentos também se mobilizaram para potencializar a arrecadação e, simbolicamente, foram levadas algumas ofertas pelas crianças da catequese durante o Ofertório. Ao final da celebração, as crianças que participavam foram convidadas a subir no presbitério para bênção especial e consagração a Nossa Senhora.

(Texto e foto: Taíse Cortês)

NO SANTUÁRIO SIÃO DO JARAGUÁ

A Festa de Nossa Senhora Aparecida no Santuário Sião do Jaraguá aconteceu em 12 de outubro. Com os devidos protocolos recomendados diante da pandemia de COVID-19, a celebração contou com público restrito. O Padre Pedro Cabello presidiu e os padres Gustavo Hanna Crespo e Vandemir Meister concelebraram.

Em sua homilia, Padre Pedro explicou: “Certamente estamos aqui, pois também recebemos Nossa senhora em casa como nossa Mãe e Educadora. Como o discípulo tem o dever de acolher o dom do Senhor e deve levar a Mãe de Jesus, a Mãe de cada cristão para sua casa e não fazer desobedecer a um preceito expresso pelo próprio Senhor quando estava na cruz. O povo brasileiro deve ter orgulho de ter Maria por Mãe, tê-la proclamada Rainha e Padroeira do Brasil – Virgem Mãe Aparecida, Mãe de Deus e nossa!”

(Texto: Sueli Vilarinho/ foto: Marcos Bastos)

NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA – VILA SOUZA

Na tarde terça-feira, 12,  os fiéis da Paroquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro da Vila Souza, se reuniram para realizar a 8° Carreata em honra à padroeira. Pelas ruas dos bairros das comunidades da Paróquia, o som do buzinaço feito por mais de 70 carros que acompanharam o trajeto, anunciava a passagem da Padroeira do Brasil e o cortejo a Mãe Aparecida. Terminou no salão paroquial e a comunidade reunida rendeu graças a Deus e louvores a sua padroeira em missa solene presidida pelo Padre Sebastião, da Paróquia Nossa Senhora do Retiro, da Vila Mirante, e concelebrada pelo Pároco Padre Aldenor. Ao final da celebração, aconteceu a bênção dos doces para as crianças e do bolo de Nossa Senhora enquanto os fiéis acompanhavam queima de fogos feita em honra à Nossa Senhora Aparecida.

(Foto e texto: Pascom da Paróquia Nossa Senhora Aparecida)

COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA – PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO

A comunidade Nossa Senhora Aparecid da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Setor Dom Paulo Evaristo Arns, celebrou o tríduo e a solenidade sob o lema “Maria caminha conosco no cuidado pela vida”, sob A presidência dos Padres Alécio, Mario e José Renato. Na manhã de 12 de outubro, a missa com as crianças foi presidida pelo Padre Pasquale Priolo. À tarde, aconteceu carreata pelas ruas do bairro e seguida por solenidade presidida pelo Padre Ricardo Pieroni.

(Texto e foto: Jackeline Gaspirini)

NA PARÓQUIA SÃO LUÍS M. DE MONTFORT

A Paróquia São Luís M. de Montfort, em 12 de outubro, comemorou com júbilo Nossa Senhora Aparecida. Mãe e Rainha, Mãe e Senhora do povo cristão, povo da nova e eterna aliança, Nossa Senhora remete a simplicidade e a união, primeira e eterna missionária de Jesus Cristo, fiel à sua vocação e vivência da paz e da justiça.

A missa solene aconteceu na quadra da Sociedade dos Amigos da Parada de Taipas. Foi presidida pelo Pároco, Padre Sérgio Antônio Bernardi, e concelebrada pelo Padre Daniel Nogueira de Assis. Houve participação das comunidades irmãs Santa Clara, Nossa Senhora das Graças, São Francisco e Santo Antônio.

Ao final da celebração, houve a divulgação dos ganhadores dos prêmios do sorteio (Loteria Federal, concurso 5604, de 9/10/21). O valor arrecadado com o sorteio foi em prol da construção da nova matriz. Padre Sérgio rezou e agradeceu a todos os envolvidos na realização desse evento. Ressaltou a importância da união e da solidariedade. A festa contou com a animação e participação dos “Jovens Sarados”, muita música e barracas de comidas.

(Texto e foto: Pascom Paroquial)

NA PARÓQUIA ESPÍRITO SANTO

Na manhã de 12 de outubro, o Padre Evander Bento Camilo presidiu missa Solene na Paróquia Espírito Santo, no Setor São José Operário.

Refletiu-se sobre Maria que é o exemplo de amor e doação, pois ela entregou sua vida a Deus aceitando sua missão. Independentemente de tudo, busca salvar o seu povo levando-nos a cruz.

A sua última aparição é de maneira singela e linda como sempre, na qual mostra o que devemos fazer quando diz “ouça e fazei o que ele vos disser”. É assim que Nossa Senhora mostra o caminho, a estrada para chegar a Cristo e a salvação.

Quando meditamos e rezamos o Terço, não vangloriamos a Maria, mas sim aos mistérios de Cristo, ajudando-nos a lembrar tudo que fez.

Assim como Jesus disse na cruz a Maria “Mulher eis aí o teu filho” e a João: “Eis aí a tua mãe”, precisamos acolher Maria em nosso coração como nossa mãe, aquela que intercede por nós, mas que sempre nos levará à verdadeira e única salvação Jesus Cristo.

Ao final da celebração crianças e jovens da comunidade homenagearam a Padroeira do Brasil com o cântico “Mãezinha do Céu”.

(Texto: Ivani Silva/ Foto:  João Henrique)

NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA EXPECTAÇÃO

Na Paróquia Nossa Senhora da Expectação, Setor Pastoral Freguesia do Ó, aconteceram duas missas solenes no dia 12, presididas pelo Padre Carlos Ribeiro, Pároco, em louvor a Nossa Senhora Aparecida.

(Foto e texto: Marta Gonçalves)

NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – MORRO DOCE

No dia 12 de outubro, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Morro Doce, Setor Perus, celebrou duas missas em honra a Nossa Senhora Aparecida, presididas pelo Padre Airton Conceição de Almeida.

Na homilia, Padre Airton pediu para “reforçarmos o amor e a alegria a nossa Senhora, para que ela continue a interceder junto a seu filho por todas as famílias e a continuidade de nossa fé e esperança em Jesus, nosso único Salvador.”

A celebração foi marcada pela procissão luminosa, com a imagem da Padroeira do Brasil. O povo da região, assim como os “romeiros”, durante o trajeto entoou orações devocionais e cânticos à Nossa Senhora. Houve, ainda, queima de fogos.

O ponto alto da celebração foi a consagração aos devotos e a benção a todas as crianças do bairro.

(Texto: Ana Cláudia Lucena e Maria Ferreira/ Foto: Gabriela Silva)

NA PARÓQUIA SANTÍSSIMA TRINDADE

No dia 12 de outubro a Paróquia Santíssima Trindade, Setor Perus, celebrou a solenidade de Nossa Senhora Aparecida.

A programação começou com uma carreata idealizada e organizada pelos paroquianos, com a bênção e oração pelas ruas do bairro.

Culminando na comunidade Nossa Senhora do Paraíso, a carreata deu início a tradicional procissão rumo à matriz, onde fora celebrada a Santa Missa que contou com homenagem aos mais de 600 mil mortos pela COVID-19 e com testemunho de como Maria roga e intercede por nós nos momentos difíceis.

Durante a semana, ocorreu a novena de Nossa Senhora Aparecida, com a reza do Santo Terço e em seguida a Missa. Foram dias de preparação para a solenidade que contou com a fiel participação dos paroquianos que traziam bolos e tortas para serem vendidos com o tradicional pastel paroquial.

(Texto e Fotos: Pascom Paroquial)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários