Solidariedade aos indígenas no Jaraguá

Indígenas na aldeia Tekoá Itakupe, no bairro do Jaraguá
(Texto: Benigno Naveira – COLABORADOR DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO / Foto: Mônica Fadel)

Formado por agentes pastorais de diferentes paróquias da Região Lapa, o Grupo de Ação Social, articulado pelo Núcleo Regional Lapa da Caritas Arquidiocesana, realizou uma ação solidária em prol dos indígenas que vivem no Jaraguá.

Foram arrecadados 120kg de alimentos, 15 cestas básicas, 50 cobertores, 12 litros de água sanitária, 12 litros de desinfetante, além de sabonetes, papel higiênico e brinquedos, que foram entregues pelos agentes Mônica e Jairo Fadel na aldeia Tekoá Itakupe, da cacique Geni.

Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa, parabenizou a todos os que participaram desse gesto solidário e pediu a Deus que abençoe a cada um deles e suas famílias.

Em conversa com a Pastoral da Comunicação da Região Lapa, Maria Izabel Rangel de Souza Oliveira, voluntária que acompanha aquela comunidade indígena, lembrou que, em 21 de junho, aconteceu um incêndio na aldeia Tekoá Itakupe, onde moram 60 índios das etnias Guarani, Mbyá e Pataxó. Como o local é de difícil acesso, mesmo com a ajuda do Corpo de Bombeiros, as chamas só foram apagadas pelos próprios membros da comunidade.

O incêndio destruiu o reservatório de captação de água e uma parte do cemitério. Voluntários arrecadaram R$ 4.500, destinados à compra do material necessário para refazer o reservatório, e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) religou esse sistema.

A tribo precisa de ajuda e os interessados em colaborar podem ligar para Maria Izabel, pelo telefone (11) 98384-5171.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários