Também entre os encarcerados, a Igreja anuncia o nascimento de Cristo

Na manhã de 20 de dezembro, a Pastoral Carcerária da Região Santana organizou uma missa na Penitenciária Feminina de Santana, na zona Norte da capital paulista.

A Eucaristia foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

Na ocasião, dentre muitas reflexões de fé e esperança, Dom Odilo frisou que todas as pessoas devem permanecer em oração, e nunca esquecer que Jesus jamais abandona alguém, independentemente do lugar em que esteja e da situação na qual se encontre.

A missa de Natal  foi realizada na capela localizada no interior da penitenciária. Foram concelebrantes os Padres Luiz Carlos Tose e Roberto Fernando de Lacerda, com a participação de 150 mulheres que cumprem pena naquela unidade prisional.

Também participaram da missa os agentes da Pastoral Carcerária da Região Santana, entre as quais a coordenadora regional, Eliana Rocha; Antônio José de Almeida, coordenador das Unidades Prisionais  da Capital (COREMETRO); e Osvaldo Martins Bueno, diretor-geral  da Penitenciária Feminina de Santana.

A animação da missa esteve sob os cuidados dos leigos da Paróquia Santo Antônio, no Setor Jaçanã da Região Santana

OUTRAS CELEBRAÇÕES

Nos dias próximos ao Natal, foram realizadas outras visitas pastorais e celebrações nas unidades prisionais da área de abrangência da Região Santana.

Foram presidentes dessas celebrações ou as concelebraram: Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana; e os Padres Roberto Fernando de Lacerda, Wagner Scarponi, Alan Santos, Rafael Alves, Lucas Gobbo Custódio, Maurício Vieira, Maykom Sammuel Alves Florêncio, Maurício  de Lima e Carlos Guime.

Além da Penitenciária Feminina de Santana, foram visitadas a Penitenciária Feminina da Capital, o Centro Hospitalar Penitenciário, o Presídio da Polícia Civil e o Presídio da Polícia Militar Romão Gomes.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a todos que se uniram a nós neste nobre propósito de levar amor e esperança aos que estão privados de liberdade. Durante o Natal de 2023, realizamos visitas e celebrações nos presídios e penitenciárias da Região Episcopal Santana.

Foram momentos de fé e solidariedade, onde missas e visitas de evangelização aconteceram em todas as unidades prisionais da região. Queremos expressar nossa gratidão a todos que contribuíram, seja com doações, orações ou sua presença nesta missão desafiadora e árdua.

Agradecemos, acima de tudo, a Deus, pela oportunidade de vivermos Sua palavra, como está no evangelho de Mateus 25, 36. “Estive preso e viestes me visitar”.

Não podemos deixar de mencionar o importante trabalho dos missionários da Paróquia Santo Antônio, do Setor Jaçanã, e das senhoras como Rosa Pereira de Lima, Agente da Pastoral Carcerária da Diocese de Guarulhos-SP, e Eliana Rocha, coordenadora da Pastoral Carcerária da Região Episcopal Santana.

(Com informações da Pascom Santana)

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Terezinha Bruno de Souza
Terezinha Bruno de Souza
3 meses atrás

Boa Noite!
Essa atividade é de suma importância para os nossos irmãos encarcerados, melhor ainda se isso pudesse ser realizado pir exemplo no Sistema Prisional de Franco da Rocha!
Se não for possível missa, ao menos a visita de um padre!
Vamos ver esse ano?