‘Todos têm a possibilidade de encontrar a porta verdadeira que é Jesus Cristo’

(Foto: Bruno Melo/Arquivo)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa da segunda-feira, 26, na 4ª semana do Tempo Pascal.

A Eucaristia, celebrada na capela da residência arquiepiscopal, foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

O Evangelho do dia (Jo 10,1-10) destaca o início do capítulo centrado na parábola do Bom Pastor. Nesse trecho, Jesus afirma ser aporta dos pastores pela qual devem entrar para serem legitimamente reconhecidos pelas ovelhas.

Ao comentar esse trecho, na homilia, Dom Odilo explicou que essa comparação tem implicações fundamentais, pois, diz respeito à vida da Igreja, “Quem se aproxima do povo de Deus com um encargo, deve passar por aquele que é o verdadeiro pastor, a verdadeira porta. Não realiza tal encargo em nome próprio, mas em nome de Cristo. Somos ministros do Bom Pastor”, destacou.  

Vida e segurança

No texto, Jesus também diz ser a porta das ovelhas. “Para terem segurança e tranquilidade de vida, devem também passar por essa porta. As ovelhas que passam pela porta terão vida”, frisou o Cardeal.

Recordando que o Papa Francisco sempre afirma que a Igreja não é auto-referencial, mas foi fundada por Jesus e existe em função de Jesus, o Arcebispo reforçou que o serviço dos pastores e a vida cristã existe por Jesus e não por si mesmas.

“Se alguém se desgarra de Jesus corre o risco de não estar em segurança, de não estar com o verdadeiro pastor, de morrer de fome longe do alimento e da água que necessitam”, completou Dom Odilo.  

A todos

A primeira leitura (At 11,1-18) narra o episódio em que Pedro prega o Evangelho aos pagãos, que se convertem, são batizados e, pela graça do Espírito Santo encontram a alegria da salvação. “Todos, portanto, têm a possibilidade de encontrar a porta verdadeira que é Jesus Cristo”, afirmou o Cardeal Scherer, relacionando a leitura com o Evangelho do Dia.  

Por fim, o Arcebispo pediu orações por aqueles que têm a missão de pastorear e “que haja vocações em abundância para servir o povo de Deus em nome de Jesus Cristo”.

Romaria a Aparecida

Na conclusão da missa, Dom Odilo renovou o convite para que as pessoas se unam em oração à 120ª Romaria Arquidiocesana a Aparecida (SP), que acontecerá no próximo domingo, 2 de maio.

Neste ano, devido à pandemia de COVID-19, mais uma vez, assim como foi em 2020, a romaria ao Santuário Nacional não poderá ser feita com a participação numerosa de fiéis, a fim de evitar aglomerações

Apenas Arcebispo, os bispos auxiliares e uma pequena representação de padres, diáconos e leigos de cada região episcopal irão ao Santuário de Aparecida, onde o Cardeal Scherer presidirá uma missa às 12h, transmitida pela TV Aparecida e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Dom Odilo motivou os fiéis a se unirem espiritualmente a essa manifestação de fé da Igreja em São Paulo rezando em família e conectando-se pelas plataformas digitais.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários