120ª Romaria Arquidiocesana a Aparecida acontecerá em 2 de maio

A missa, presidida pelo Cardeal Scherer, Arcebispo Metropolitano, será às 12h, com transmissão pela TV Aparecida, rádio 9 de Julho (AM1600 kHz) e redes sociais da Arquidiocese

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Todos os anos, no 1º domingo de Maio, a Arquidiocese de São Paulo realiza a sua peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, com o intuito de agradecer a proteção da Virgem Mãe e colocar em seu coração os pedidos, os anseios e necessidades das famílias, comunidades e paróquias da Arquidiocese e da cidade de São Paulo.

Neste ano, a peregrinação será no dia 2 de maio. Por causa da pandemia de COVID-19, mais uma vez, assim como foi em 2020, a romaria ao Santuário não poderá ser feita com a participação numerosa de fiéis, a fim de evitar aglomerações

Apenas o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, os bispos auxiliares e uma pequena representação de padres, diáconos e leigos de cada região episcopal irão ao Santuário de Aparecida.

UNIDOS NA MESMA FÉ

Os fiéis paulistanos estarão unidos em comunhão e oração a esse momento de fé e devoção à Padroeira do Brasil, com a ajuda das mídias digitais e da televisão. A missa que será celebrada no dia 2, às 12h, será transmitida pela TV Aparecida, rádio 9 de Julho (AM
1600 kHz) e pelas redes sociais da Arquidiocese.

“Vamos rezar juntos, unidos na mesma fé e no mesmo amor a Cristo e a nossa Mãe Aparecida. Levaremos as intenções de todos ao altar do Santuário, especialmente das famílias e pessoas atingidas pelas doenças e enlutados, pelos pobres e todos os que sofrem com a atual crise da saúde no Brasil, especialmente em São Paulo”, disse Dom Odilo em carta dirigida a todo Arquidiocese.

UMA LONGA HISTÓRIA DE COMUNHÃO

Em 1717, quando foi encontrada a imagem da Padroeira do Brasil, todo o estado de São Paulo pertencia à então Diocese do Rio de Janeiro. Com a criação da Diocese de São Paulo, em 1745, que depois foi elevada a Arquidiocese, em 1908, Aparecida passou a fazer parte de seu território. Somente em 1958 foi criada, pelo Papa Pio XII, a Arquidiocese de Aparecida, tendo como primeiro Arcebispo o Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, até então Arcebispo de São Paulo.

Dom Duarte Leopoldo e Silva, em 1908, obteve do Papa Pio X a concessão do título Basílica Menor para a primeira igreja construída em 1745 em Aparecida, popularmente conhecida como Basílica Velha. Na ocasião, Dom Duarte também celebrou a dedicação do templo.

Até a chegada dos primeiros missionários redentoristas, em 1894, o atendimento pastoral e espiritual da Basílica de Aparecida ficou aos cuidados do clero da Diocese de São Paulo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários