Vicariato da Saúde e dos Enfermos realiza 1ª reunião com coordenadores dos decanatos

Com o propósito de melhor alinhar os trabalhos pastorais, aconteceu na quinta-feira, 20, na Cúria Metropolitana de São Paulo, o primeiro encontro da coordenação do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Saúde e dos Enfermos com os coordenadores desta Pastoral nos Decanatos, além de seus coordenadores e assistentes espirituais nas regiões episcopais da Arquidiocese.

Inicialmente, houve a apresentação dos participantes, informando a qual decanato pertencem. Os decanatos são unidades pastorais integradas por certo número de paróquias e todas as organizações eclesiais e pastorais nelas compreendidas em cada região episcopal. Trata-se de uma estruturação em vigor desde 25 de janeiro, em lugar dos antigos setores pastorais.

Na sequência da reunião, foi estudado o Regulamento do Vicariato para a Pastoral da Saúde e dos Enfermos, promulgado pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, em 8 de dezembro de 2023.

Grande parte da reunião foi dedicada ao estudo a respeito das competências do Vicariato no seu serviço aos irmãos e irmãs enfermos, e sobre as dimensões e ações da Pastoral da Saúde e dos Enfermos: Religiosa e evangelizadora; Comunitária; e Político-institucional (Políticas Públicas de Saúde).

No final do encontro, o Cônego João Inácio Mildner, Vigário Episcopal para a Pastoral da Saúde e dos Enfermos, ressaltou a necessidade de que se realize um levantamento da realidade desta Pastoral nas paróquias de cada decanato, a fim de mapear em quais delas é preciso dar mais atenção para esta Pastoral ou implantá-la, qual se número de agentes, se tem ocorrido a assistência aos enfermos nas casas, hospitais, casas de longa permanência, pronto-socorros, AMAs, UPAs, UBSs e demais unidades de saúde, também com a atenção sobre como esta ação pastoral pode ser aprimorada.

Em linhas gerais, os participantes deste primeiro encontro avaliaram que foi uma iniciativa muito positiva e produtiva e expressaram o desejo que se possa realizar um novo encontro após o levantamento das realidades mencionadas na região.

(Com informações e fotos do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Saúde e dos Enfermos)

Deixe um comentário