Você mais desembala ou mais descasca os alimentos que come?

Pelas redes sociais, nutricionista estimula que pessoas consumam mais alimentos in natura e fala das peculiaridades que possuem conforme a cor predominante

Freepik

“E Deus disse: ‘Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento’” (Gn 1,29).

Nas palestras e cursos que ministra, a psicoterapeuta e nutricionista Silvia Regina Rocha Mattos faz menção a esta e a outras passagens bíblicas para recordar que também os alimentos são uma graça do Criador à humanidade. “Deus foi muito gentil, cuidadoso e amoroso conosco. Cada alimento que o Senhor produziu já carrega inúmeros nutrientes que servem para uma série de coisas dentro do nosso organismo”, explicou ao O SÃO PAULO.

‘JÁ COMEU SUA FRUTINHA HOJE?’

Em seu perfil no Instagram (@silvia.sra.mattos), a nutricionista estimula que as pessoas insiram frutas em suas dietas, seja pelo consumo direto, seja em receitas a base de frutas, e que publiquem fotos e vídeos, marcando a publicação com a hashtag #jacomeuasuafrutinhahoje.

“Eu criei essa hashtag com o intuito de que mais pessoas comam sua frutinha, postem nas redes sociais e estimulem as demais a fazer o mesmo, e para que todos também se lembrem do carinho, do cuidado e do amor de Deus. Ele criou uma infinidade de alimentos para nos nutrir, prevenir doenças e tratá-las, mas para isso temos de olhar para essa generosidade do Senhor e escolhermos os alimentos que Ele nos ofereceu”, ressaltou Silvia, que integra a Pastoral da Saúde e participa do movimento Mães que Oram pelos Filhos.

DESCASQUE MAIS E DESEMBALE MENOS

Apesar de a maioria das pessoas terem consciência de que os alimentos in natura ou minimamente processados são mais benéficos à saúde do que os processados e ultraprocessados, Silvia Mattos recorda que, por razões diversas, muitos optam pela praticidade na hora das refeições, como pedir um fast food ou fazer macarrão instantâneo, e com isso acabam por ter déficits nutricionais.

Ela alerta, ainda, para um problema adicional, mas pouco percebido: “Quando você opta por um alimento embalado, acabará consumindo algo muito mais industrializado, em que foi adicionado conservantes, corantes, acidulantes, adoçantes etc. Quando tudo isso entra no nosso corpo, ele não reconhece como alimento e buscará eliminá-lo. Para isso, vai precisar gastar os nutrientes que já tem, e que por vezes já são poucos. E dai vem outras consequências: cansaço, falta de concentração e demais sintomas associados a uma micro-desnutrição”, detalhou, lembrando, ainda, que em pessoas com déficit nutricional até mesmo os medicamentos demoram a surtir o efeito esperado.

O caminho ideal, portanto, conforme lembra a nutricionista, é desembalar menos e descascar mais, o que para muitas pessoas exigirá rever hábitos alimentares, com a ajuda de um especialista, também para que se identifique as deficiências nutricionais.

“O ideal é que a pessoa tenha as cinco cores diferentes nas refeições diárias – alimentos brancos, laranjas/amarelos, roxos, verdes e vermelhos –, pois cada cor indica um nutriente específico, e quando se deixa de consumir algum deles, haverá déficit no organismo”, detalha Silvia.

O IMPACTO NAS EMOÇÕES

Silvia Mattos é autora do livro “O poder da mesa: como utilizar o momento da refeição em família e desenvolver a inteligência emocional”, no qual detalha como as pessoas podem se fortalecer emocionalmente e apresenta dicas de nutrição.

“Um exemplo simples: a serotonina é o hormônio do bem-estar, mas se eu não dou ao meu organismo os nutrientes necessários para que ela seja produzida, haverá consequências. Um destes alimentos para isso é a banana, que é rica em triptofano. Sem triptofano, o nosso intestino não produz serotonina, e, assim, não será formado o hormônio do bem-estar. Sem ele também não será produzido o hormônio do sono, a melatonina. Em resumo, as nossas emoções se tornam uma bagunça só”, detalhou.

“Agora que você já se deu conta do carinho e amor que Deus teve com sua vida desde os primórdios dos tempos, quando coloriu o mundo e lhe ofereceu alimentos de qualidade, saiba que Ele também cuidou para que o sabor fosse agradável. E mais: ainda garantiu que tivéssemos uma forma alternativa de melhorar os sabores com o modo de preparo e com os temperos naturais”, comenta Silvia no livro.

FALE COM SILVIA MATTOS PELO INSTAGRAM

Alimentos: cada cor tem um rico valor

Conheça mais sobre as cinco cores predominantes nas frutas e vegetais, e a riqueza de nutrientes que ofertam ao ser humano.

Branca: o nutriente que dá a coloração branca aos alimentos é a flavina, que protege os músculos e o sistema imunológico. Neles também há vitaminas do complexo B e os flavonoides, que atuam na proteção das células. Eles auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação. Neste grupo de alimentos estão a couve-flor, maçã, pera, alho, cebola, fruta-do-conde, melão, repolho e acelga.

Laranja e amarelo: o nutriente que dá a coloração amarelada/alaranjada é o carotenoide. Estes alimentos têm ainda nutrientes como a zeaxantina e a luteína, que atuam na prevenção de doenças oculares. São também ricos em pré-vitamima A e na vitamina C, um antioxidante para a proteção das células. Os alimentos deste grupo ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico. Entre eles estão a cenoura, laranja, milho, abóbora, mamão, tangerina, mexerica, limão rosa, nêspera, caqui e até a gema do ovo.

Roxo: é a antocianina que dá essa cor aos alimentos. Ela controla infecções, obesidade e aterosclerose. Também contém niacina (vitamina do Complexo B), minerais, potássio e vitamina C. Esses alimentos ajudam na saúde da pele, nervos, rins e no aparelho digestivo, e retardam o envelhecimento. Grande parte deles possui ainda um antioxidante que previne doenças cardíacas. Estão neste grupo a uva, berinjela, beterraba, açaí, amora, mirtilo e repolho roxo.

Verde: Sua coloração é decorrente da clorofila. São alimentos ricos em cálcio, fósforo e ferro e que auxiliam no crescimento e na coagulação do sangue; também evitam a fadiga mental, ajudam na produção de glóbulos vermelhos e fortalecem os ossos e dentes. Contribuem, também, para o emagrecimento, por serem ricos em fibras e pouco calóricos. Estão neste grupo todas as folhosas, como alface, couve, cebolinha, salsinha, mostarda, rúcula, agrião, espinafre (que deve ser cozido para consumo), brócolis, abacate e limão.

Vermelho: Estes alimentos são ricos em licopeno, substância que dá essa coloração. Este fitoquímico ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de próstata. Sua função é otimizada quando é cozido. Também são fontes de carotenoides, que são precursores da vitamina A. Bons para o coração e para a memória, previnem o câncer e fortalecem olhos e pele. Tomate, goiaba, morango, amora, melancia, cereja e maçã com casca são alguns dos alimentos deste grupo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários