
Nesta quarta-feira, 2, o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé, preside missa na memória dos 20 anos do falecimento de São João Paulo II, na Basílica de São Pedro. À noite, está programada uma vigília de oração em polonês e italiano na Praça São Pedro, conduzida por Dom Tadeusz Wojda, Presidente da Conferência dos Bispos Poloneses.
Nascido em Wadowice, na Polônia, em 18 de maio de 1920, o Cardeal Karol Wojtyła foi escolhido para a Cátedra de São Pedro no conclave de 16 de outubro de 1978, aos 58 anos de idade. “Personalidade poliédrica e carismática, afirmou-se imediatamente pela grande capacidade comunicativa e pelo estilo pastoral fora dos esquemas. A têmpera e o vigor de uma idade relativamente jovem permitiu que empreendesse uma atividade intensíssima, ritmada sobretudo pelo multiplicar-se das visitas e das viagens: no total foram 104 internacionais e 146 na Itália, com 129 países visitados nos cinco continentes”, lê-se na biografia disponível no site do Vaticano.
São João Paulo II faleceu em 2 de abril de 2005, aos 84 anos. Foi beatificado pelo Papa Bento XVI em 1º de maio de 2011, e canonizado pelo Papa Francisco em 27 de abril de 2014.
LEIA TAMBÉM
São João Paulo II: o homem que fez o mundo abrir-se para Deus
A visita do peregrino da paz ao Brasil em 1981
São João Paulo II mostrou ao mundo a força do perdão
São João Paulo II: um Santo e poeta da Igreja