Dia de Oração pela Paz na Ucrânia: rezemos por todos os envolvidos

Dia de Oração pela Paz na Ucrânia será realizada a celebração das Vésperas na Basílica de Santa Sofia em Roma. O reitor padre Marcos Jaroslav Semehen afirma que “a guerra nunca é positiva ainda mais em 2022 e no coração da Europa. Nossos pensamentos estão com todos os que possam estar envolvidos em ações militares”

Vatican Media

Na tarde de quarta-feira, 26, na Basílica de Santa Sofia em Roma, a igreja dos ucranianos da capital, será realizada a celebração das Vésperas em prol da paz na Ucrânia. O desejo do Papa, expresso no Angelus do domingo, 23, de rezar pela paz – com particular atenção para a situação na Ucrânia – foi prontamente aceito pelas comunidades ucranianas na Itália. Promovido pelo Departamento de Migrantes da Diocese de Roma, as Vésperas terão a participação do bispo Benoni Ambarus, o diretor do escritório diocesano Migrantes Dom Pierpaolo Felicolo e o reitor da basílica de Santa Sofia padre Marcos Jaroslav Semehen.

Paz para ucranianos e russos

Padre Marcos Semehen afirma ao Vatican News que o Santo Padre tem a Ucrânia no coração, para a qual pediu várias vezes orações. “Embora não estejamos na nossa pátria – diz o reitor – estamos muito preocupados com nossas famílias, nossas casas, estamos preocupados com o país inteiro. Esta oração aqui em nossa basílica é como tocar o sofrimento da população que se prolonga há muito tempo. Esperamos que a oração comum nos traga os frutos desejados”. O sacerdote explica que “o povo ucraniano tem de uma grande incerteza, compreensível como um sentimento humano, que é o medo de que inicie a guerra”. “A guerra nunca é positiva”, afirma, “especialmente se pensarmos que estamos em 2022, no coração geográfico da Europa. Por outro lado, esta mesma preocupação faz crescer a fé e a esperança, confiando nas mãos do bom Deus o que está acontecendo e o que poderá acontecer”. Acrescentando em seguida uma importante prece: “Pedimos a paz não apenas para o povo ucraniano, mas também para o povo russo e para todos aqueles que poderiam estar envolvidos no conflito militar”.

A Ucrânia precisa também de apoio humanitário

A situação socioeconômica do país é mais agravada por esta crise geopolítica, como confirma o Reitor de Santa Sofia: “Tudo está interligado e se precipitou: a guerra no Sul, que trouxe instabilidade econômica especialmente no Leste”. A isto devemos acrescentar também os danos causados pela pandemia. Portanto, além da oração, pedimos também apoio econômico para as pessoas que tanto sofrem”. Este Dia de Oração coincide com o final da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos: o que significa esta coincidência? “Espero que todos rezem pela Ucrânia, pois é um país com uma forte presença de ortodoxias e do catolicismo de ambos os ritos”. “Portanto, espero – conclui o Pe. Marcos – que os corações se unam por uma mesma causa”.

Fonte: Vatican Media

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários