Dom Odilo: ‘A Quinta-feira Santa nos recorda vários mistérios da nossa fé’

Em mensagem ao Vatican News, o Arcebispo de São Paulo falou sobre o significado da celebração que abre o Tríduo Pascal

“A Quinta-feira Santa nos recorda vários mistérios da nossa fé, muito bonitos, muito importantes. Primeiramente nós recordamos a última ceia em que Jesus reunido com os seus apóstolos instituiu a Eucaristia, deu o mandamento novo aos apóstolos, aos discípulos e também instituiu o sacerdócio. Podemos dizer que foi o momento fundante da Igreja e que de fato, Jesus, nos sinais, no rito, realizou aqui o que de fato aconteceu na Sexta-feira Santa, na sua entrega na Cruz”. Essas foram as palavras do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, em mensagem enviada ao Vatican News nesta Quinta-feira Santa, 1º.

Dom Odilo destacou, ainda, que a Igreja foi encarregada ao dizer Jesus: “Fazei isso em minha memória”. “Foi encarregada de repetir isso, à semelhança dos hebreus, que depois da saída do Egito receberam essa menção, que receberam esse mandamento: façam isso todos os anos recordando as maravilhas do Senhor. Nós, portanto, ao celebramos a Eucaristia, e de modo geral, ao vivermos a vida da Igreja fazemos também isso em memória do Senhor, ‘fazei isso em memória de mim’, recomendou Jesus. Portanto, temos sempre Cristo presente na nossa vida, na vida da Igreja, na celebração da Eucaristia, na pregação da Palavra”, acrescentou.

“A Quinta-feira Santa é para nós o momento de nos unirmos profundamente em atitude de fé, de adesão profunda a Jesus Cristo que se entregou no seu amor pela humanidade. Amou até o fim como recorda o apóstolo São João”, ressaltou o Arcebispo.

“Que nós, em nossa vida, possamos corresponder a esse amor todos os dias através da caridade uns para com os outros, da caridade para com os pobres, os doentes, mas também toda a preocupação para que a memória dos gestos salvadores, da ação salvadora de Jesus Cristo permaneça e se estenda a todos, de maneira que, toda a humanidade possa dela receber os frutos”, desehou o Cardeal.

Assista à mensagem do Cardeal Scherer:

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter