Francisco: a guerra destrói sempre, semeia ódio, uma verdadeira derrota humana

Na Audiência Geral, o Papa expressou solidariedade às vítimas, todas civis, do ataque com mísseis em Erbil, no Curdistão iraquiano: “As boas relações entre vizinhos não são construídas com tais ações, mas com o diálogo e a colaboração”. Ele convidou todos a “evitar qualquer medida que aumente a tensão no Oriente Médio e em outros cenários de guerra” e rezou para que “os cristãos cheguem à plena comunhão”.

Vatican Media

No final da Audiência Geral desta quarta-feira (17/01), o Papa Francisco fez o seguinte apelo: “Expresso minha proximidade e solidariedade às vítimas, todas civis, do ataque com mísseis que atingiu uma área urbana de Erbil, capital da região autônoma do Curdistão iraquiano. As boas relações entre vizinhos não são construídas com tais ações, mas com o diálogo e a colaboração. Peço a todos que evitem qualquer medida que aumente a tensão no Oriente Médio e em outros cenários de guerra.”

O pontífice não deixou de mencionar o que aconteceu na região autônoma do Curdistão iraquiano, onde os Guardas Revolucionários Iranianos alegaram ter “alvejado e destruído uma das principais sedes da espionagem do regime sionista (Mossad)” no ataque com “mísseis balísticos” a Erbil, no norte do Iraque. No ataque, pelo menos cinco civis foram mortos, incluindo uma menina de onze meses, e várias outras crianças ficaram feridas. O fato foi relatado pela ONG Hengaw Organization for Human Rights. 

Que os cristãos cheguem à plena comunhão

Na saudação aos fiéis, em italiano, o Santo Padre recordou que nesta quinta-feira, 18 de janeiro, tem início, no Hemisfério Norte, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. No Brasil, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos se realiza de 12, Ascensão do Senhor, a 19 de maio, Solenidade de Pentecostes.

Este ano, o tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é “Amarás o Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo” (Lc 10, 27).

Convido-os a rezar, para que os cristãos cheguem à plena comunhão e deem um testemunho unânime de amor para com todos, especialmente para com os mais frágeis.

Depois de saudar os jovens, os doentes, os idosos e os recém-casados, Francisco lembrou que nesta quarta-feira a Igreja recorda Santo Antão Abade, um dos fundadores do monaquismo. “Que o seu exemplo os encoraje a acolher o Evangelho sem fazer concessões.”

O Royal Circus com a bandeira ucraniana

Um grupo de acrobatas e malabaristas do Royal Circus se apresentou, na Sala Paulo VI. Os membros do grupo usavam a bandeira da Ucrânia, um sinal de solidariedade para com a população que sofre um conflito que já dura quase dois anos.

“E não esqueçamos os países que estão em guerra, não esqueçamos a Ucrânia, não esqueçamos a Palestina, Israel, não esqueçamos os habitantes da Faixa de Gaza que sofrem tanto. Rezemos pelas muitas vítimas da guerra, muitas vítimas. A guerra destrói sempre, a guerra não semeia amor, semeia ódio. A guerra é uma verdadeira derrota humana. Rezemos pelas pessoas que sofrem na guerra.”

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários