Mundo se une em oração pela saúde de Bento XVI

Inúmeras manifestações de afeto, proximidade e orações chegaram ao Vaticano nas últimas horas. Vatican News publicou os comunicados enviados pelo Celam, pela Igreja Católica Armênia e a Igreja Greco-Católica Ucraniana

Foto: Luciney Martins/ O SÃO PAULO

Na quarta-feira, 28, no final da audiência geral, o Papa Francisco confiou aos fiéis presentes na Sala Paulo VI uma intensão muito precisa: “Uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI, que no silêncio está sustentando a Igreja”.

O Pontífice lembrou a todos que Bento XVI está muito doente e, assim, pediu ao Senhor “que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim.”

Desde então, do munto inteiro, chegaram ao Vaticano várias manifestações de afeto e orações para o Papa emérito Bento XVI.

CELAM

“Acolhendo o pedido do Papa Francisco, o Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) se une em oração pela saúde do Papa Emérito Bento XVI”, a breve mensagem foi divulgada pelo órgão episcopal e assinada pelo seu Presidente, Dom Miguel Cabrejos Vidarte.

Aos 95 anos de idade e com uma vida a serviço da Igreja Universal, o Celam recorda com gratidão “os grandes ensinamentos do Papa Emérito”, evocando “de maneira particular” seu discurso inaugural na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada em Aparecida (Brasil) em maio de 2007, quando afirmou que “a opção preferencial pelos pobres está implícita na fé cristológica no Deus que se fez pobre por nós, para nos enriquecer com sua pobreza (cf. 2 Cor 8, 9). Nesta Oitava de Natal, pedimos à Virgem Maria que interceda pela saúde do Papa Emérito Bento XVI”, conclui a mensagem.

IGREJA CATÓLICA ARMÊNIA

“Em resposta ao pedido do Santo Padre Francisco, durante a Audiência Geral de quarta-feira, 28 de dezembro de 2022, de rezar pelo Papa emérito Bento XVI, o Patriarca da Cilícia dos católicos armênios Sua Beatitude Rafael Bedros XXI convidou todas as igrejas e paróquias católicas armênias a se unirem em oração pedindo ao Deus Misericordioso para apoiar o Papa emérito Bento XVI, em seu sofrimento e testemunho exemplar de amor à Igreja”.

IGREJA GRECO-CATÓLICA UCRANIANA

Assim como Sua Beatitude Sviatoslav Shevchuk, Chefe da Igreja Greco-Católica Ucraniana que pediu aos Bispos do Sínodo e a todos os fiéis da Igreja Greco-Católica Ucraniana que se unissem às orações pelo Papa Emérito Bento XVI, conforme solicitado pelo Papa Francisco no final da audiência geral, Sua Beatitude Sviatoslav recordou em particular o encontro pessoal que teve com o Papa Emérito no mosteiro Mater Ecclesiae no dia 10 de novembro passado, durante sua visita a Roma. Naquela ocasião, Sua Beatitude relatou, o Papa Emérito tinha sido ‘incrivelmente lúcido, informado e solícito sobre a situação na Ucrânia, e tinha garantido suas orações pelo povo ucraniano”.

“Toda a Igreja Greco-Católica Ucraniana “, acrescentou Sua Beatitude, “quer reunir-se em oração em torno deste grande testemunho de nosso tempo, agradecendo-lhe por seu testemunho silencioso como Papa Emérito e, ao mesmo tempo, recordando e procurando colocar em prática seu trabalho pela unidade da Igreja, que foi uma característica extraordinária de seu pontificado”.

Fonte: Vatican News

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Kathya
Kathya
1 ano atrás

Deus misericordioso recebei seu filho Papa Bento XVI pelos braços de vossa Mãe concedei-lhe uma morte iluminada por Deus acolhendo o na vida eterna, perdoando suas faltas, e dai fé esperança em nos obediência e entender o sentido da vida e da morte perante os desígnios de Deus. Amém 🙏🏻