Nasce o observatório das aparições ligadas à Virgem Maria

Foi criado na Pontifícia Academia Mariana Internationalis (PAMI), um observatório para as aparições e fenômenos místicos ligados à figura da Virgem Maria, com o objetivo de analisar e interpretar os diversos casos.

Papa Francisco em visita ao Santuário Mariano de Nossa Senhora de Guadalupe, no México (2017) 
Foto: Vatican Media

Aparições, lacrimações, mas também locuções interiores, estigmas e outros fenômenos místicos ligados à Nossa Senhora acontecem em todo o mundo e são estudados. Por este motivo, foi instituído um observatório para analisar seja os estão em andamento como os que já ocorreram, mas ainda aguardam um pronunciamento da Igreja a respeito de sua autenticidade.

O objetivo traçado para o observatório “é dar apoio concreto ao estudo, autenticação e divulgação correta de tais eventos, sempre em harmonia com o magistério eclesiástico, as autoridades competentes e as normas em vigor pela Santa Sé sobre o assunto”, explica Pe. Stefano Cecchin (Ofm), presidente da PAMI (Pontifícia Academia Mariana Internacional). O Observatório operará de forma sistemática, estratégica, multidisciplinar e qualificada, também em colaboração com especialistas e pesquisadores, personalidades de alto nível no campo científico e autoridades eclesiásticas. É importante esclarecer, porque muitas vezes mensagens geram confusão, espalham cenários apocalípticos ansiosos ou mesmo acusações contra o Papa e a Igreja. Como poderia Maria, Mãe da Igreja, minar sua integridade ou semear medo e oposição, Ela que é Mãe da Misericórdia e Rainha da Paz?”. Da mesma forma, continua Cecchin, “é importante dar apoio ao treinamento, pois lidar com certos casos requer uma preparação adequada”.

O Observatório contém um Comitê Diretivo e um Comitê Científico Central. O primeiro inclui, além do Pe. Stefano Cecchin e seu coirmão, o Ir. Cecchin. Marco Mendoza, Secretário do PAMI, Irmã Daniela del Gaudio, Professora de Eclesiologia e Mariologia em vários Ateneu Pontifício (PUA, PUSC, APRA, Seraphicum) como Diretor, e Padre Raffaele Di Muro, dos Frades Menores Conventuais, Decano da Pontifícia Faculdade Teológica “São Boaventura” que editou o Dicionário de Fenômenos Místicos Cristãos como Diretor Adjunto. 

Já o Comitê Científico Central inclui o Padre Gian Matteo Roggio, missionário de Nossa Senhora de La Salette, conselheiro da PAMI e professor da Pontifícia Faculdade Teológica Marianum, o reitor da mesma universidade, Padre Denis Kulandaisamy, da Ordem dos Servos de Maria, o especialista em Mariologia Padre Salvatore M. Perrella, também da mesma ordem, Luciano Regolo, co-editor das revistas Famiglia Cristiana e Maria con te, e Paolo Cancelli, advogado especializado em proteger pessoas frágeis do crime de evasão.

Além disso, em breve serão criados comitês científicos locais, seguindo a lógica de uma rede operacional que pode ampliar cada vez mais seu alcance. O Observatório, que iniciará oficialmente suas atividades com sua primeira reunião no sábado 15 de abril de 2023 na sede da Academia, também será capaz de atender e operar “em campo” de acordo com as necessidades ou pedidos de apoio.

O objetivo do Observatório, conclui padre Cecchin, é também o de “agir com eficiência e capilaridade, ativar comissões nacionais e internacionais para avaliar e estudar aparições e fenômenos místicos relatados em várias áreas do mundo, para promover atividades de atualização e treinamento sobre esses tipos de eventos e seus múltiplos significados espirituais e culturais, promover atividades de divulgação e consultoria de alto nível, especialmente a serviço das Igrejas locais e dos bispos, mas também atividades de pesquisa transdisciplinar em conjunto com instituições acadêmicas, tanto leigas como eclesiásticas, e a publicação dos resultados da pesquisa realizada”.

Fonte: Vatican News

guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Marco Antonio Moreira
Marco Antonio Moreira
1 ano atrás

ão dizer que as aparições são mentiras, armações etc… Dá pra ver pelos que compõem o grupo, progressistas. Pelo texto já deu pra entender. Oras, nem precisamos de uma aparição de Nossa Sra pra ver a quanto andas o Clero, apostasia, escândalos financeiros (vatilx, banco ambrosiano, escândalos sexuais e de orgias dentro do Vaticano) certa vez um padre saletino disse que as aparições de Lá Salette eram balelas, inclusive que o diabo não existia, sem contar a apresentação de dança do ventre em pleno Santuário de Lá Salette em Santana, onde um amigo meu espírita ficou revoltado. Vão dizer que La Salette é falso, o Terceiro Segredo de Fatima que já minaram ele e inventaram uma grande mentira também é falso, Garabandal, Medjugorie falsos, que a Irmã Amalia estigmatizada inventou essa história etc…. Que Deus tenha piedade dos verdadeiros católicos. Cada dia nos decepcionamos mais com o Clero. DEpois ainda fazem documentos querendo condenar os verdadeiros católicos que mantém viva a fé, a tradição e o magistério. Fui coordenador da PJ, trabalhei com Povo de rua etc por uma boa parte de minha juventude, mas Graças a DEus conheci um Padre Da RCC que me mostrou a verdade e o erro onde eu estava. Devemos sim fazer caridade, mas jamais levantar bandeiras politicas tanto da esquerda quanto da direita. Somos católicos e devemos sim denunciar os erros Ezequiel 3