O bispo coreano Lazarus You Heung-sik é o novo prefeito da Congregação para o Clero

O Papa aceitou a renúncia, por limite de idade, do cardeal Beniamino Stella. Como se deu com a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, também para o Dicastério que trata dos sacerdotes a mudança de liderança será precedida de uma visita apostólica

Vatican News

O Papa Francisco aceitou a renúncia do cardeal Beniamino Stella e nomeou prefeito da Congregação para o Clero o bispo de Daejeon, na Coréia do Sul, dom Lazarus You Heung-sik, 69 anos. O novo prefeito conhece o Papa e o recebeu em sua diocese durante a viagem de Francisco à Coréia do Sul, em agosto de 2014.

Nascido em 1951 e ordenado sacerdote pela Diocese de Daejeon, dom Lazarus You Heung-sik tornou-se coadjutor na mesma diocese em 2003 e dois anos mais tarde assumiu seu governo pastoral. O novo prefeito foi o chefe do Comitê para a Paz da Conferência Episcopal Coreana e visitou a Coréia do Norte quatro vezes.

A nomeação de um bispo coreano para a Congregação para o Clero segue a do cardeal Luis Antonio Tagle à frente da Congregação para a Evangelização dos Povos e testemunha a atenção do Papa Francisco para com o continente asiático.

Dias atrás, o bispo de Mondovì, dom Egidio Miragoli, havia anunciado em carta ao clero de sua diocese que havia recebido do Pontífice o encargo de “fazer uma visita, em seu nome, à Congregação para o Clero”, na véspera do anúncio da mudança na liderança do Dicastério. A visita segue a do arcebispo Claudio Maniago à Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, após a aceitação da renúncia do cardeal guineano Robert Sarah. É muito provável que esta seja a prática adotada de agora em diante pelo Papa Francisco também para os outros Dicastérios quando o responsável for substituído.

A nomeação para o Clero estava sendo aguardada há bastante tempo: de fato, o atual prefeito, o cardeal Beniamino Stella, está para completar oitenta anos em 18 de agosto próximo. Núncio apostólico e depois presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica, Stella havia sido nomeado para o Clero em setembro de 2013, poucos meses após a eleição do novo Papa.

Francisco estabeleceu que o cardeal Stella “permaneça responsável” pela Congregação “até a tomada de posse do novo prefeito”.

(Com informações de Vatican News)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários