O bispo coreano Lazarus You Heung-sik é o novo prefeito da Congregação para o Clero

O Papa aceitou a renúncia, por limite de idade, do cardeal Beniamino Stella. Como se deu com a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, também para o Dicastério que trata dos sacerdotes a mudança de liderança será precedida de uma visita apostólica

Vatican News

O Papa Francisco aceitou a renúncia do cardeal Beniamino Stella e nomeou prefeito da Congregação para o Clero o bispo de Daejeon, na Coréia do Sul, dom Lazarus You Heung-sik, 69 anos. O novo prefeito conhece o Papa e o recebeu em sua diocese durante a viagem de Francisco à Coréia do Sul, em agosto de 2014.

Nascido em 1951 e ordenado sacerdote pela Diocese de Daejeon, dom Lazarus You Heung-sik tornou-se coadjutor na mesma diocese em 2003 e dois anos mais tarde assumiu seu governo pastoral. O novo prefeito foi o chefe do Comitê para a Paz da Conferência Episcopal Coreana e visitou a Coréia do Norte quatro vezes.

A nomeação de um bispo coreano para a Congregação para o Clero segue a do cardeal Luis Antonio Tagle à frente da Congregação para a Evangelização dos Povos e testemunha a atenção do Papa Francisco para com o continente asiático.

Dias atrás, o bispo de Mondovì, dom Egidio Miragoli, havia anunciado em carta ao clero de sua diocese que havia recebido do Pontífice o encargo de “fazer uma visita, em seu nome, à Congregação para o Clero”, na véspera do anúncio da mudança na liderança do Dicastério. A visita segue a do arcebispo Claudio Maniago à Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, após a aceitação da renúncia do cardeal guineano Robert Sarah. É muito provável que esta seja a prática adotada de agora em diante pelo Papa Francisco também para os outros Dicastérios quando o responsável for substituído.

A nomeação para o Clero estava sendo aguardada há bastante tempo: de fato, o atual prefeito, o cardeal Beniamino Stella, está para completar oitenta anos em 18 de agosto próximo. Núncio apostólico e depois presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica, Stella havia sido nomeado para o Clero em setembro de 2013, poucos meses após a eleição do novo Papa.

Francisco estabeleceu que o cardeal Stella “permaneça responsável” pela Congregação “até a tomada de posse do novo prefeito”.

(Com informações de Vatican News)

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter