Papa aos EUA: ‘promover a reconciliação nacional e tutelar os valores democráticos’

(Foto: Needpix.com)

Após a oração do Angelus deste domingo, 10, o Papa Francisco saudou com afeto a população dos Estados Unidos, abalada pelo recente ataque ao Congresso.

“Rezo por aqueles que perderam a vida, cinco, naqueles momentos dramáticos. Reitero que a violência é sempre autodestrutiva. Nada se ganha com a violência e tanto se perde. Exorto as autoridades do Estado e toda a população a manter um alto sentido de responsabilidade, a fim de acalmar os ânimos, promover a reconciliação nacional e tutelar  os valores democráticos arraigados na sociedade estadunidense”, manifestou o Pontífice, pedindo que a Virgem Imaculada, Padroeira dos Estados Unidos, “ajude a manter viva a cultura do encontro, a cultura do cuidado, como principal via para construir juntos o bem comum; e o faça com todos os que vivem naquela terra”.

Entrevista

Francisco também comentou o ocorrido nos Estados Unidos durante a entrevista que será exibida neste domingo pelo Canele 5 da TV Mediaset.

“Fiquei surpreso porque é um povo muito disciplinado na democracia”, é o comentário do Papa na antecipação da entrevista, divulgada neste sábado, 9. No entanto, o Papa observou que, mesmo “nas realidades mais maduras há sempre algo que não funciona”, há pessoas “que tomam um caminho contra a comunidade, contra a democracia, contra o bem comum”.

“A violência certamente deve ser condenada”, prossegue o Pont[ifice, “este movimento deve ser condenado independentemente das pessoas”. “Nenhum povo pode gabar-se de não ter tido um dia, um caso de violência”, Portanto, é uma questão de “entender bem para não repetir e aprender com a história”. Em todo caso, explica Francisco, a compreensão é fundamental “porque assim se pode remediar”.

Na entrevista, o Santo Padre também fala sobre a escolha ética de se vacinar contra o coronavírus que desencadeou a pandemia, esperando que todos o façam por respeito à vida e à saúde dos outros. O Papa anuncia que também se inscreveu para receber o soro durante as vacinações que serão administradas nas próximas semanas.

(Com informações de Vatican News)

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter