Papa dirige oração a São José pelo novo ano

Papa dirige oração a São José pelo novo ano
Reprodução da internet

Mais uma vez, o Papa Francisco se dirigiu São José, para pedir a sua proteção para a vida dos migrantes, dos abandonados e perseguidos da atualidade.

Na última Audiência Geral de 2021, na quarta-feira, 29, depois de uma catequese inteiramente centrada na "coragem" do pai adotivo de Jesus ao guiar a fuga de sua família ao Egito, o Pontífice compartilhou com os fiéis uma nova oração para ser rezada no ano que se inicia. Um breve texto no qual se condensam as palavras de Patris Corde, a carta com a qual Francisco abriu o Ano de São José, concluído no dia 8 de dezembro.

Pedidos de agradecimento

O pedido do Papa a São José, cuja profunda devoção nunca escondeu desde a juventude, está simbolicamente entrelaçado com o gesto que Jorge Mario Bergoglio faz há décadas, ou seja, o de confiar ao santo intenções de oração, pedidos de graças e intercessões especiais, colocando alguns bilhetes sob a imagem de São José adormecido que o acompanha há décadas e que agora guarda no seu apartamento pessoal na Casa Santa Marta.

A oração se expressa em intenções ou ações precisas feitas nas saudações em várias línguas, que o Papa pronuncia no final das audiências de quartas-feiras.

Aos fiéis de língua árabe, o Francisco pediu: “Que a coragem de José, que se confiou à Providência de Deus, seja uma fonte de inspiração e compromisso para todos nós perante as crianças, para ensinar-lhes que só assim é possível repelir todo o mal e deter toda fuga sem medo”.

O Pontífice exortou os franceses a não “se esquecerem daqueles que, como a Sagrada Família no Egito, estão longe de casa e de seus entes queridos”. Ele pediu aos peregrinos alemães para que “rezem pelos migrantes, pelos perseguidos e por todos aqueles que se sentem abandonados e desanimados. Que o Senhor lhes dê esperança e nos ajude a estarmos próximos a eles”.

Intercessão para o novo ano

Da mesma forma, o Papa indicou aos fiéis espanhóis o exemplo de São José para que, como ele, possam “confiar na Providência divina em todos os momentos” e terem “a coragem de acolher com espírito cristão de caridade e solidariedade todos os nossos irmãos e irmãs que tiveram que fugir de suas terras e deixar suas casas”.

“Por intercessão de Maria Santíssima Mãe de Deus e de São José, seu esposo, rezamos para que o próximo ano seja feliz para nós e para todas as pessoas, para que a pandemia cesse e possamos desfrutar da paz em nossos corações, em nossas famílias, nas sociedades e no mundo”, destacou aos poloneses.

Leia, a seguir, a oração:

São José,

vós que experimentastes o sofrimento de quem deve fugir

vós que fostes obrigado a fugir

para salvar a vida dos entes mais queridos,

amparai todos aqueles que fogem por causa da guerra,

do ódio e da fome.

Ajudai-os nas suas dificuldades,

fortalecei-os na esperança e fazei com que encontrem acolhimento e solidariedade.

Guiai os seus passos e abri o coração de quantos os podem ajudar. Amém!

Fonte: Vatican News

Deixe um comentário