Pontífice presidiu a missa da Solenidade da Santíssima Trindade, no domingo, 26, na Praça São Pedro, no encerramento da I Jornada Mundial das Crianças
No dia em que a Igreja celebra a Solenidade da Santíssima Trindade, uma multidão estimada em 50 mil pessoas foi a Praça São Pedro, no Vaticano, para participar da missa do domingo, 26, presidida pelo Papa Francisco.
Parte significativa da assembleia de fiéis era formada por crianças de diferentes partes do mundo, que desde o sábado, 25, participaram da I Jornada Mundial das Crianças, com o lema “Eis que faço novas todas as coisas”.
Na homilia, feita de modo espontâneo, o Papa explicou às crianças sobre a Santíssima Trindade, o mistério do Deus uno e trino: “O Pai nos criou, Jesus nos salvou, o Espírito Santo nos acompanha”. E prosseguiu: “Estamos aqui para rezar juntos, para rezar a Deus. Vocês concordam?”, perguntou, reiterando que o Pai Criador “nos ama muito” e nos faz crescer.
A HUMILDADE DE PEDIR PERDÃO A JESUS
“Jesus!”, gritam as crianças quando o Papa lhes pergunta o nome do filho de Deus. “Peçamos a Jesus para que nos ajude e esteja perto de nós”, disse Francisco, porque “quando comungamos, recebemos Jesus e Jesus perdoa nossos pecados”. Isso acontece “sempre, sempre, sempre”, lembrou o Papa, “para um homem ou uma mulher com muitos pecados” e “até mesmo para o mais feio dos pecadores”.
Francisco ressaltou que Jesus perdoa tudo e perdoa sempre, mas que é preciso que as pessoas tenham a humildade de pedir perdão. “Perdoa-me, Senhor, eu errei. Sou fraco. A vida me colocou em dificuldades, mas você perdoa tudo. Eu gostaria de mudar minha vida e você me ajuda”.
A FELICIDADE DA FÉ
Não é fácil, continuou o Papa, explicar o que é o Espírito Santo, que “está dentro de nós” porque o recebemos no Batismo e nos Sacramentos. Ele “nos dá força, nos consola nas dificuldades”. O Espírito Santo é aquele “que nos acompanha ao longo da vida”.
Cinco vezes o Papa pediu para as crianças repetirem: “O Espírito Santo nos acompanha na vida!”. E completou: “É ele que nos diz no coração as coisas boas que temos que fazer”.
“Queridos irmãos e irmãs, meninos e meninas, todos nós somos felizes porque acreditamos. A fé nos torna felizes. Acreditamos em Deus que é, todos juntos: ‘Pai, Filho e Espírito Santo’”.
ORAÇÃO A MARIA E PELA PAZ
Os cristãos também têm uma mãe, “Maria”, respondem as crianças, a quem Francisco pediu para invocarem, rezando uma Ave-Maria com todos os fiéis. “Rezem pelos pais, pelos avós, pelas crianças doentes”, exortou o Papa, e “rezem sempre e sobretudo pela paz, para que não haja guerras”.
“O que o Espírito Santo faz?”, perguntou novamente antes de prosseguir com a celebração da missa. “Ele nos acompanha”, responderam as crianças em coro.
Após a oração do Angelus, Francisco anunciou que a II Jornada Mundial das Crianças será em setembro de 2026.
Fonte: Vatican News