Papa Francisco institui o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Vatican Media

O Papa Francisco instituiu neste domingo, 31 de janeiro, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado a partir deste ano, no quarto domingo de julho, próximo à memória litúrgica dos Santos Joaquim e Ana, avós de Jesus.

Cardeal Farrell, Prefeito do Dicastério para Leigos, Família e Vida, ressalta que: “trata-se do primeiro fruto do ano Família Amoris Laetitia, um presente para toda a Igreja destinado a permanecer ao longo dos anos”. O cuidado pastoral dos idosos é uma prioridade que não pode mais ser adiada, para cada comunidade cristã. Na encíclica Fratelli tutti, o Santo Padre nos recorda que ninguém se salva sozinho. Nesta perspectiva, é necessário valorizar a riqueza espiritual e humana que foi transmitida através das gerações”.

O nosso Dicastério”, continuou o Prefeito, “já organizou o Primeiro Congresso Internacional de Pastoral dos Idosos; a partir de hoje nos sentimos ainda mais comprometidos em trabalhar para remover a cultura do descarte e valorizar os carismas dos avós e dos idosos”.

Por ocasião do Primeiro Dia Mundial, que acontecerá significativamente no coração do ano da Família Amoris Laetitia, o Papa Francisco presidirá a Missa da noite de domingo, 25 de julho, de forma compatível com a situação sanitária, em São Pedro.

Com a aproximação do Dia, o Dicastério para os Leigos, Família e Vida anunciará as eventuais ulteriores iniciativas que o acompanharão. Desde agora, o Dicastério convida as paróquias e as dioceses de todo o mundo a encontrar formas de celebrar o Dia em nível local que sejam adequadas ao seu contexto pastoral.

Um dia para não esquecer

“Os avós, tantas vezes são esquecidos e nós esquecemos esta riqueza. E por esta razão decidi instituir o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado em toda a Igreja, todos os anos, no quarto domingo de julho, próximo à festa de São Joaquim e Sant’Ana, os avós de Jesus”, afirmou o Pontífice durante o anúncio.

Avós e jovens: sonho e profecia

O Papa Francisco tem reiterado que dos avós aos jovens – o vínculo é muito estreito e o diálogo deve ser constante, por isso, para ele “É importante que os avós se encontrem com os netos e que os netos se encontrem com os avós, porque – como diz o profeta Joel – os avós diante dos netos sonharão, terão a ilusão e os jovens, tomando força dos avós, seguirão adiante, profetizarão. E precisamente 2 de fevereiro é a festa do encontro dos avós com seus netos”, concluiu.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários