Disse Francisco na mensagem do Angelus, no domingo, 9. Pontífice tem situação estável, com ligeiras melhoras graduais, como informado no boletim de sábado, 8

O Papa Francisco participou espiritualmente da oração do Angelus, como tem feito nos últimos domingos, do seu apartamento no décimo andar do Hospital Policlínico Agostino Gemelli, onde está internado com pneumonia bilateral desde 14 de fevereiro.
No texto divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé o Pontífice não esquece os médicos, os voluntários, o pessoal da Cúria, os povos em guerra.
“Queridos irmãos e irmãs, na última quarta-feira, com o rito das Cinzas, iniciamos a Quaresma, o itinerário penitencial de 40 dias que nos chama à conversão do coração e nos conduz à alegria da Páscoa. Esforcemo-nos para que seja um tempo de purificação e renovação espiritual, um caminho de crescimento na fé, na esperança e na caridade”.
O Papa então recorda que na manhã do domingo, 9, na Praça São Pedro, foi celebrada a Santa Missa pelo mundo do voluntariado, que está vivendo o seu Jubileu.
“Em nossas sociedades, demasiadas subjugadas às lógicas do mercado, onde tudo corre o risco de estar sujeito ao critério do interesse e à busca do lucro, o voluntariado é profecia e sinal de esperança, porque testemunha a primazia da gratuidade, da solidariedade e do serviço aos mais necessitados”, afirmou.
Francisco continuou o seu pensamento dirigindo-se a todos aqueles que se dedicam a esse campo, expressando a sua gratidão: “obrigado por oferecerem seu tempo e suas capacidades; obrigado pela proximidade e pela ternura com que cuidam dos outros, despertando neles a esperança!”
GRATIDÃO A TODOS
O Santo Padre destaca então a sua longa permanência no hospital, onde, disse, “também eu experimento a atenção do serviço e a ternura do cuidado, em particular por parte dos médicos e agentes de saúde, a quem agradeço do fundo do coração”.
“E enquanto estou aqui, penso em tantas pessoas que, de diferentes maneiras, estão próximas dos doentes e são para eles um sinal da presença do Senhor. Precisamos disso, do ‘milagre da ternura’, que acompanha aqueles que estão passando por provações, levando um pouco de luz na noite de dor”.
Francisco exprime então o seu agradecimento a todos aqueles que estão lhe mostrando a sua proximidade por meio da oração: “Obrigado a todos do fundo do meu coração! Eu também rezo por vocês”.
O último pensamento de Francisco é pela paz: “juntos, continuamos a invocar o dom da paz, especialmente na martirizada Ucrânia, na Palestina, em Israel, no Líbano e em Myanmar, no Sudão e na República Democrática do Congo”.
Em particular, o Papa cita a sua preocupação pela Síria: “fiquei sabendo com preocupação sobre a retomada das violências em algumas áreas da Síria: espero que cessem definitivamente, no pleno respeito de todos os componentes étnicos e religiosos da sociedade, especialmente dos civis”.
EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS POR VIDEOCONFERÊNCIA

O Papa acompanhou do Gemelli, através de vídeo, os exercícios espirituais da Cúria Romana, iniciados esta tarde na Sala Paulo VI e conduzidos pelo pregador da Casa Pontifícia, o frade menor capuchinho padre Roberto Pasolini, unindo-se espiritualmente aos participantes.
Pela manhã, recebeu a visita do secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, e do substituto da Secretaria de Estado, Dom Peña Parra, e participou da missa com quem o assiste nestes dias.
O Papa continuou seu tratamento e a fisioterapia respiratória e motora. A dieta prescrita pelos médicos, que inclui alimentos sólidos, continua.
A situação parece ser estável, com ligeiras melhoras graduais, como relatado no boletim médico do sábado à noite, em um quadro que, no entanto, permanece complexo e que leva os médicos a manter prudentemente o prognóstico reservado.
Na noite do domingo, após a oxigenação de alto fluxo com o uso de cânulas nasais durante o dia, o Papa volta à ventilação mecânica não invasiva, conforme planejado.
O boletim médico, que não foi publicado no domingo devido à estabilidade do quadro clínico, deve ser divulgado na segunda-feira.
Fonte: Vatican News