Papa renova nomeação de Dom Odilo como membro do Dicastério para a Cultura e a Educação

Foto: Vatican Media

O Papa Francisco renovou a nomeação do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, como membro do Dicastério para a Cultura e a Educação, organismo do qual é membro desde 2013.

Em carta datada do dia 12 de janeiro, o Prefeito desse Dicastério, Cardeal José Tolentino de Mendonça, comunicou a decisão do Santo Padre e expressou a satisfação por contar com Dom Odilo entre os membros do organismo e poder contar disponibilidade.

“Somos conscientes do interesse que sempre cultivou pelas questões educativas e culturais, e desejamos que a sua qualificada preparação e rica experiência constituam um válido contributo para os compromissos institucionais tão importantes na vida da Igreja, das Universidades e das Escolas, como no vasto campo do diálogo cultural”, manifestou o prefeito.

O DICASTÉRIO

Após a promulgação da constituição apostólica Praedicate Evangelium, que implementa a reforma na Cúria Romana, em março de 2022, a então Congregação para a Educação Católica passou a se chamar Dicastério para a Cultura e a Educação.

Segundo o documento, esse organismo “trabalha para o desenvolvimento dos valores humanos nas pessoas no horizonte da antropologia cristã, contribuindo para a plena realização do seguimento de Jesus Cristo”.

O Dicastério para a Cultura e a Educação é constituído pela Seção de Cultura, dedicada à promoção da cultura, animação pastoral e valorização do patrimônio cultural, e a Seção de Educação, que desenvolve os princípios fundamentais da educação com referência às escolas, aos e institutos eclesiásticos de ensino superior e de investigação e é competente para os recursos hierárquicos nestas matérias.

Dom Odilo também é membro do Dicastério para o Clero, do Dicastério para a Evangelização e do Conselho para a Economia.

Veja a nomeação:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários