Sínodo 2021-2024: Papa anuncia vigília ecuménica em 30 de Setembro antes da próxima Assembleia Geral

Foto: Vatican Media

Durante a oração mariana do Angelus, deste domingo , 15 de janeiro, o Santo Padre anunciou que de 18 a 25 de janeiro, será realizada a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no Hemisfério Norte. No Hemisfério Sul, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no período de Pentecostes.

O Papa anunciou ainda a realização de uma vigília ecuménica de oração na Praça de São Pedro, a 30 de setembro, antes da próxima assembleia do Sínodo dos Bispos 2021-2024.

O tema deste ano é extraído do profeta Isaías: “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça”. Agradeçamos ao Senhor que com fidelidade e paciência conduz o seu povo à plena comunhão, e peçamos ao Espírito Santo que nos ilumine e sustente com os seus dons.

A seguir, o Papa disse que “o caminho para a unidade cristã e o caminho da conversão sinodal da Igreja estão ligados”.

Portanto, aproveito esta ocasião para anunciar que se realizará, no sábado, 30 de setembro próximo, na Praça São Pedro, uma Vigília Ecumênica de Oração, com a qual confiaremos a Deus os trabalhos da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Para os jovens que virão à Vigília haverá um programa especial durante todo aquele fim de semana, organizado pela Comunidade de Taizé. A partir de agora, convido os irmãos e irmãs de todas as confissões cristãs a participar deste encontro do Povo de Deus.

A seguir, o Papa convidou os fiéis a não se esquecerem do “martirizado povo ucraniano, que tanto sofre! Fiquemos perto dele com nossos sentimentos, com nossa ajuda e com nossa oração”.

Francisco saudou também fiéis espanhóis provenientes de Múrcia e os de Sciacca, na Sicília. “Que sua visita ao túmulo de Pedro fortaleça sua fé e seu testemunho”, concluiu o Papa, pedindo a todos para não se esquecerem de rezar por ele.

Fonte: CNBB

Leia mais
Celam divulga subsídio e vídeo tutorial com orientações para a fase continental do sínodo sobre a sinolidade
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários