Três fragmentos do templo do Partenon de Atenas, guardados pelo Vaticano durante séculos, foram devolvidos à Grécia na sexta-feira, 24, o que o Papa Francisco chamou de um gesto de amizade.
“A doação dos fragmentos do Partenon, que estão guardados nos Museus do Vaticano há mais de dois séculos, se mostra como um gesto eclesial, cultural e social de amizade e solidariedade com o povo da Grécia”, disse Dom Brian Farrell, Secretário do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, durante uma cerimônia no Museu da Acrópole, em Atenas.
Os fragmentos de mármore do Partenon, uma das maravilhas do mundo antigo, incluem a cabeça de um dos quatro cavalos que puxam a mítica carruagem de Atena, segundo o site dos Museus do Vaticano.
O segundo fragmento é a cabeça de um menino, que se acredita ser retratado carregando uma bandeja de bolos votivos, que foram oferecidos durante uma procissão para comemorar a fundação de Atenas.
O último é uma cabeça masculina com barba, de uma área do edifício que apresenta uma batalha entre os lápitas, um grupo mítico de pessoas, e centauros – criaturas parte cavalo, parte homem.
Construído no século V a.C., na Acrópole, para homenagear Atena, a deusa padroeira de Atenas, o templo do Partenon foi parcialmente destruído durante um bombardeio veneziano em 1687 e depois saqueado. Seus fragmentos estão espalhados por muitos museus renomados e desde o início do século 20, a Grécia vem tentando recuperá-los.
Fonte: G1