Vaticano propõe iniciativas para o ano especial ‘Família Amoris Laetitia’

(Foto: Vatican Media)

No domingo, 27, o Papa Francisco anunciou que no próximo dia 19 de março será inaugurado o ano especial “Família Amoris Laetitia, que terminará em 26 de junho de 2022, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma.

De acordo com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida,  este ano especial é uma iniciativa do Santo Padre, que pretende chegar a todas as famílias do mundo por meio de várias propostas de caráter espiritual, pastoral e cultural, a serem realizadas nas paróquias, dioceses, universidades, no contexto dos movimentos eclesiais e das associações familiares.

“O objetivo é oferecer à Igreja oportunidades de reflexão e estudo para viver concretamente a riqueza da exortação apostólica Amoris Laetitia”, explica o material de divulgação produzido pelo Dicastério, disponível neste site.

A experiência da pandemia pôs em evidência o papel central da família como Igreja doméstica e a importância dos laços comunitários entre as famílias, que fazem da Igreja uma autêntica “família de famílias”, como ressalta a exortação apostólica (AL 87).

O projeto do ano especial “Família Amoris Laetitia” é dirigido às conferências episcopais, dioceses, paróquias, movimentos eclesiais, associações familiares e, sobretudo, às famílias de todo o mundo.

Objetivos

Entre os objetivos do “Ano da Família” estão:

  • Difundir o conteúdo da exortação apostólica Amoris Laetitia, para fazer as pessoas experimentarem “que o Evangelho da família é alegria que enche o coração e a vida inteira” (AL 200). “Uma família que descobre e experimenta a alegria de ter um dom e de ser um dom para a Igreja e para a sociedade, ‘pode tornar-se uma luz na escuridão do mundo’ (AL 66). E o mundo hoje precisa dessa luz!”
  • Anunciar que o sacramento do matrimônio é uma dádiva e tem em si um poder transformador do amor humano. “Para isso é necessário que os pastores e as famílias caminhem juntos na corresponsabilidade e complementaridade pastoral, entre as diferentes vocações na Igreja (cf. AL 203).”
  • Tornar as famílias protagonistas da pastoral familiar. “Para tanto, é necessário ‘um esforço evangelizador e catequético dirigido à família’ (AL 200), pois uma família discípula torna-se também família missionária.”
  • Conscientizar os jovens sobre a importância da formação à verdade do amor e ao dom de si, com iniciativas a eles dedicadas.
  • Alargar o olhar e a ação da pastoral familiar para que se torne transversal, de modo a incluir os cônjuges, os filhos, os jovens, os idosos e as situações de fragilidade familiar.

Iniciativas

Dentre as iniciativas propostas pelo Dicastério, está a realização do fórum “A que ponto estamos com Amoris Laetitia? Estratégias para a aplicação da exortação apostólica do Papa Francisco”, de 9 a 12 de junho de 2021, com os responsáveis da pastoral familiar das conferências episcopais, movimentos eclesiais e associações internacionais de família.

Também foi desenvolvido o projeto “10 Vídeos Amoris Laetitia”, pois meio do qual o Papa Francisco explicará os capítulos de sua exortação apostólica, junto com famílias que testemunharão alguns aspectos de sua vida diária. A cada mês será lançado um vídeo para despertar o interesse pastoral pela família nas dioceses e paróquias de todo o mundo.

Outra iniciativa é a difusão, por meio da hashtag #IamChurch (Eu sou Igreja), de alguns vídeos com testemunhos sobre o protagonismo eclesial e a fé das pessoas com deficiência.

“Caminhando com as famílias” é o nome do projeto que apresentará 12 propostas pastorais concretas para caminhar com as famílias, inspiradas pela Amoris Laetitia.

Tendo em vista o X Encontro Mundial das Famílias de Roma 2022, as dioceses e as famílias de todo o mundo são convidadas a divulgar e aprofundar as catequeses que serão disponibilizadas pela diocese de Roma.

Por fim, está prevista a realização de uma jornada para os avós e os idosos no contexto deste ano especial.

Materiais

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida também informou que serão divulgados subsídios de espiritualidade familiar, formação e ação pastoral sobre a preparação ao matrimônio a educação dos jovens para a afetividade, sobre a santidade dos casais e das famílias que vivem a graça do sacramento em sua vida diária.

Serão organizados, ainda, simpósios acadêmicos internacionais para aprofundar os conteúdos e as implicações da exortação apostólica em relação a temas de grande atualidade que afetam as famílias em todo o mundo.

(Fonte: Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários