Zelensky agradece ao Papa por seu apoio aos esforços de paz na Ucrânia

O presidente ucraniano, relatando sobre um novo telefonema com Francisco, expressou gratidão ao Papa por suas felicitações de Natal à Ucrânia e seu apoio à chamada Fórmula da Paz, envolvendo mais de 80 países

Vatican Media

Nova conversa telefônica entre o Papa Francisco e Volodymyr Zelensky. Foi o que revelou nesta noite o próprio presidente ucraniano em um discurso divulgado no site oficial da presidência e em sua conta no X.

“Acabei de falar com Sua Santidade o Papa Francisco para expressar gratidão por suas felicitações de Natal à Ucrânia e aos ucranianos”, disse Zelensky, “por seus votos de paz, uma paz justa para todos nós. Conversamos sobre o nosso trabalho conjunto na Fórmula da Paz: mais de 80 países já estão envolvidos em nível de seus representantes. Haverá outros. Sou grato ao Vaticano”, concluiu, “por apoiar nosso trabalho”.

Francisco recebeu o presidente ucraniano no Vaticano em 13 de maio último, o segundo encontro pessoal após o de 2020, o primeiro desde a invasão russa na Ucrânia.

Desde o ataque de 24 de fevereiro de 2022, houve várias conversas telefônicas entre Francisco e Zelensky. A primeira foi em 26 de fevereiro do ano passado, dois dias após o início do conflito. O Papa”, relatou Zelensky no Twitter, “expressou sua mais profunda tristeza pelos trágicos eventos que estavam ocorrendo no país, enquanto o presidente afirmou que o povo ucraniano sentia o apoio espiritual do Papa”.

Uma nova conversa telefônica ocorreu em 22 de março de 2022. Zelensky relatou no Twitter que havia contado ao Papa sobre “a difícil situação humanitária e o bloqueio dos corredores de socorro pelas forças russas”, dizendo que acolhia “com apreço o papel de mediador da Santa Sé para acabar com o sofrimento humano”.

Em seguida, outra ligação telefônica em 12 de agosto de 2022. Também no Twitter, o presidente ucraniano afirmou que na conversa havia discutido os horrores sofridos pela população devido à invasão russa. Zelensky expressou gratidão ao Papa por suas orações e auspiciou uma sua visita a Kiev.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários