Candidatos à Presidência iniciam campanha política na terça-feira, 16

Campanha eleitoral vai até 1º de outubro

Palácio do Planalto/Gastão Guedes

Começa na terça-feira, 16, o período de campanha eleitoral dos candidatos às eleições 2022, para os cargos de presidente da República, governador, senador e deputados federal e estadual. 

Agora, os candidatos já podem fazer comícios, distribuir material gráfico, realizar caminhadas, carreatas e passeatas, além da propaganda pela internet. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe, por parte dos candidatos e dos partidos, a divulgação de conteúdos inverídicos capazes de exercer influência perante os eleitores, as chamadas fake-news.

Após já ter divulgado a relação do candidatos ao Senado por São Paulo e dos que concorrentes ao governo paulista, O SÃO PAULO apresenta a seguir, por ordem alfabética, um breve perfil dos candidatos à presidência da República. As eleições para todos os cargos será em 2 de outubro. 

Ciro Gomes (PDT): O advogado e professor universitário tem 64 anos. Começou a carreira política como deputado estadual pelo Ceará entre 1989 e 1990, em seguida foi eleito governador do estado de 1991 a 1994. Foi ministro da Fazenda em 1994, no governo de Fernando Henrique Cardoso, e da Integração Nacional, de 2003 a 2006, no governo Lula. Entre 2007 e 2010, foi deputado federal. Nesta eleição, tem como vice Ana Paula Matos.

Jair Bolsonaro (PL): Candidato à reeleição, Jair Bolsonaro tem 67 anos, foi vereador da capital fluminense de 1988 a 1990, em seguida, deputado federal pelo Rio de Janeiro, cargo que ocupou de 1990 a 2018. Tem como vice o general Braga Netto. 

José Maria Eymael (DC): Natural de Porto Alegre, o advogado tem 82 anos e foi deputado federal por três mandatos entre 1986 e 1996. Está em sua sexta campanha presidencial. Tem como vice João Barbosa Bravo. 

Leonardo Péricles (UP): Um dos fundadores da Unidade Popular (UP), o técnico em eletrônica e mecânico de manutenção de máquinas tem 40 anos. Tem como vice Samara Martins. 

Luiz Felipe D’Ávila (Novo): Cientista político e mestre em administração pública, Luiz Felipe d´Ávila tem 58 anos. Fundou o Centro de Liderança Política (CLP) e o VirtúNews, plataforma digital de jornalismo de dados. Tem como vice Tiago Mitraud. 

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): Ex-metalúrgico e sindicalista, Lula tem 76 anos e foi eleito deputado federal em 1986, depois eleito presidente da República em 2002, cargo que exerceu até 2010. Tem como vice Geraldo Alckmin. 

Roberto Jefferson (PTB): Advogado e político tem 69 anos, e foi deputado federal pelo Rio de Janeiro de 1983 a 2005. Tem como vice, Padre Kelmon Souza, padre ortodoxo. 

Simone Tebet (MDB): Professora de direito e advogada, Tebet tem 52 anos. Foi deputada estadual pelo Mato Grosso do Sul, de 2003 a 2005, em seguida foi prefeita de Três Lagoas, de 2005 a 2010. Desde 2015, é senadora pelo Mato Grosso do Sul. Tem como vice Mara Gabrilli. 

Sofia Manzano (PCB): Filiada ao partido desde 1989, ela tem 51 anos. Ex-presidente da União da Juventude Comunista (UJC), a candidata leciona na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É economista e mestre em desenvolvimento econômico. Tem como vice Antonio Alves.

Soraya Thronicke (União Brasil): A candidata, com 49 anos, é senadora por Mato Grosso do Sul desde 2019. A advogada tem MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Tem como vice Marcos Cintra. 

Vera Lúcia (PSTU): Cofundadora do PSTU, Vera Lúcia tem 54 anos e é graduada em Ciências Sociais. Foi diretora da Central Única dos Trabalhadores e da Federação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Têxtil. Tem como vice Raquel Tremembé. 

(Com informações de CNN Brasil, TSE e G1)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários