Cardeal Paulo Cezar Costa é escolhido representante da CNBB junto ao Conselho Episcopal Latino Americano (Celam)

CNBB

O arcebispo de Brasília (DF), cardeal Paulo Cezar Costa, foi escolhido pela 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como o representante brasileiro no Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (Celam). A escolha foi feita na manhã desta quinta-feira, 27 de abril, nono dia do encontro do episcopado, em Aparecida.

O episcopado também elegeu o suplente de dom Paulo no organismo continental: o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e atual secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado.

Biografia

Dom Paulo Cezar Costa nasceu em Valença (RJ) em 20/07/1967. Possui Graduação em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universitas Gregoriana (1998) e Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universitas Gregoriana (2001).

Foi ordenado Presbítero aos 05 de dezembro de 1992. Atuou como vigário, pároco, reitor de seminário e contribuiu como perito da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB. Também foi membro do Instituto Nacional de Pastoral e coordenador do departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio; professor e diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI; professor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro; e Professor da Escola Teológica São Bento (ETSB).

Em 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde desempenhou diversas funções. Em junho de 2011, teve seu nome divulgado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. Na realização da JMJ Rio2013, atuou como diretor administrativo.

Em 22 de junho 2016, foi nomeado sétimo bispo da diocese de São Carlos (SP) pelo Papa Francisco. Sua posse canônica ocorreu no dia 6 de agosto 2016, na Catedral de São Carlos. Neste quadriênio, o cardeal Costa foi responsável pelo Setor Universidades na Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB, antes da nomeação para Brasília, foi membro do Conselho Permanente da Conferência pelo Regional Sul 1. Na Santa Sé, é membro da Pontifícia Comissão para América Latina.

No dia 21 de outubro de 2020, o Papa Francisco escolheu dom Paulo Cezar Costa como arcebispo da arquidiocese de Brasília (DF). Sua posse ocorreu no dia 12 de dezembro, numa cerimônia restrita, por conta da pandemia, na Catedral de Brasília.

Em 30 de maio de 2022, o Papa Francisco anunciou o nome de dom Paulo entre os os 21 novos membros do Colégio de Cardeais da Igreja Católica. Sua criação como cardeal foi no Consistório do dia 27 de agosto do mesmo ano e recebeu o título de cardeal-presbítero de São Bonifácio e Santo Aleixo.

Fonte: CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários