CF 2023: CNBB pede comunhão e solidariedade para o enfrentamento da fome

Robrto de Andrade/A12

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu na Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade deste ano (CF 2023), com o tema “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). 

Na sede da conferência, em Brasília (DF), houve uma missa, presidida por Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário-geral da CNBB. Na homilia, ele recordou que há seis décadas a Igreja no Brasil vive a Campanha da Fraternidade, que se junta a todas as ações que os cristãos são chamados a realizar na Quaresma para viver um caminho de conversão.

Na coletiva de imprensa, Dom Joel comentou que a escolha do tema da CF 2023 teve como uma das razões a volta do Brasil ao Mapa da Fome. Destacou, ainda, que a Campanha se refere à fome não apenas como fenômeno biológico das necessidades humanas, mas com um flagelo social e humanitário. 

O secretário-geral da CNBB explicou que a CF 2023 tem o objetivo de compreender as causas da fome, ouvir a Palavra de Deus para buscar o discernimento e encontrar caminhos de ação, e que o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” convoca toda a sociedade brasileira à solidariedade com quem passa fome, bem como a ações de âmbito individual e de cobrança por políticas públicas de Estado para erradicar este flagelo.

Durante a apresentação da Campanha, foi mostrado um vídeo com experiências de combate à fome no Brasil apoiadas pela Igreja, por meio de recursos do Fundo Nacional da Solidariedade, oriundos das doações à Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. Também foi apresentada a íntegra da mensagem do Papa aos brasileiros por ocasião da CF 2023 (saiba mais sobre a mensagem na página ao lado). 

Abertura no Santuário de Aparecida

No domingo, 26 de fevereiro, a CNBB organizou uma missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida para demarcar a abertura da CF 2023. 

A Eucaristia foi presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e Presidente da CNBB, que na homilia refletiu sobre o chamado à conversão na Quaresma e ressaltou que não há explicações razoáveis para que milhões de pessoas ainda passem fome no País que é um dos grandes celeiros mundiais de alimentos.

“Estamos no coração da Igreja para trabalhar à luz da Palavra Santa de Deus, para que consciências sejam iluminadas, as inteligências consigam resolver esse problema urgentíssimo, pedindo de nós um gesto concreto de fraternidade, emergencialmente atendendo os que passam fome, porque a fome não pode esperar”, disse recordando ainda as responsabilidades dos governantes para a formulação de leis e a aplicação de políticas públicas que assegurem o direito humano à alimentação.

(Com informações de CNBB e A12) 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários