Com uma missa presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambatistta Diquattro, foram comemorados os 70 anos de fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na sexta-feira, 14, em Brasília (DF).
Na homilia, o Núncio enalteceu o compromisso pastoral da CNBB, como “um exemplo, estímulo e conforto para o serviço da Nunciatura Apostólica” e destacou que a conferência dos bispos “há décadas vem amadurecendo a consciência de seu relevante serviço e sua função na vida eclesiástica do Brasil, conquistando sempre mais e melhores capacidades para cumprir dignamente sua missão”, servindo o episcopado brasileiro “como expressão da unidade, como instrumento da união, coordenação, colaboração mútua, promoção e instrumento de diálogo com os episcopados de outros países”.
Dom Giambatistta afirmou, ainda, que diante dos desafios que se apresentam é preciso que o episcopado brasileiro caminhe junto, “tendo um forte e renovado espírito de unidade”, pelo qual se espera “um maior aprofundamento, novas manifestações, novas exigências de ações e novos desafios para o Evangelho”.
O Núncio Apostólico reafirmou a estima e confiança da Santa Sé na CNBB, e destacou que, 70 anos após ser criada, a conferência “está dando provas de que está pronta, com a participação atenta e entusiasmada, pró-ativa e perita para dar ao episcopado brasileiro, ao Papa e à Igreja um testemunho de evangelização, um exercício espiritual útil que já realiza para a edificação mútua, fraterna, de fomentar uma dinâmica Pastoral sábia, fraterna”.
Entre os concelebrantes da missa estavam Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro Vice-presidente da CNBB; e Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e Secretário-geral da CNBB. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e Presidente da conferência, não pôde participar por questões de saúde.
Na ocasião também foi descerrada a placa de inauguração do auditório São João XXIII, localizado no terreno do Centro Cultural Missionário (CCM), onde foi celebrada a missa.
HOMENAGEM NA OAB
Na segunda-feira, 17, a CNBB foi homenageada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), com uma placa comemorativa pelo aniversário de 70 anos. “O CFOAB reafirma, nesta oportunidade, a aliança de lutas e ideais construída ao longo das últimas décadas”, consta no texto da placa.
A homenagem foi entregue a Dom Joel Portella Amado, pelo presidente da OAB Nacional, José Alberto Simonetti, que destacou as parcerias das instituições em prol do bem do povo brasileiro. “Sempre receptiva às demandas sociais e democráticas, a CNBB atuou conjuntamente com a Ordem em diversas campanhas, como o Pacto pela Vida das Crianças Brasileiras, a manifestação Por uma Previdência Social Justa e Ética e o combate à seca no Nordeste. O caminho que temos percorrido juntos é um exemplo do diálogo democrático que deve pautar todas as interações sociais”, afirmou o presidente da OAB.
Conheça mais sobre a história e missão da CNBB nesta reportagem do O SÃO PAULO.