Repúdio ao racismo: luzes do Cristo Redentor são apagadas em apoio a Vinícius Júnior

Jogador brasileiro sofreu insultos raciais de torcedores rivais do Real Madrid em partida do campeonato espanhol, no domingo, 21

Foto: Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor

Em uma ação conjunta do Núcleo de Esporte e Fé do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro,  da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol a iluminação do Cristo Redentor foram apagadas entre 18h e 19h da segunda-feira, 22.

A ação foi em repúdio aos insultos racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior no domingo, 21, durante jogo entre sua equipe, o Real Madrid, e o Valencia, no estádio do adversário, em jogo válido pelo campeonato espanhol.

Na referida partida, boa parte da torcida do Valencia chamou o atleta de “macaco”, e imitou os grunhidos do animal.  O jogo chegou a ficar paralisado por cerca de oito minutos.

“O reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, @padreomaroficial, lembra o que está escrito nas Sagradas Escrituras: ‘Somos todos criados à imagem e semelhança de Deus’ (cf. Gn 1,26-27)”, consta nas redes sociais do Santuário.

“Preto e imponente. O Cristo Redentor ficou assim há pouco. Uma ação de solidariedade que me emociona. Mas quero, sobretudo, inspirar e trazer mais luz à nossa luta. Agradeço demais toda a corrente de carinho e apoio que recebi nos últimos meses. Tanto no Brasil quanto mundo afora. Sei exatamente quem é quem. Contem comigo porque os bons são maioria e não vou desistir”, escreveu Vini Jr, em suas redes sociais após a ação desta segunda-feira.

A IGREJA REPUDIA O RACISMO NO ESPORTE

No documento “Dar o Melhor de Si” – sobre a perspectiva cristã para o esporte, publicado em 2018 pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, há um veemente repúdio a todas as formas de racismo no esporte, conforme os trechos dos documento a seguir:

“Em alguns casos, os espectadores insultam os jogadores adversários, os seus torcedores e os árbitros. Este comportamento pode degenerar em violência, quer verbal (com coros cheios de ódio) quer física”

“Às vezes, um torcedor também pode utilizar o esporte para incitar ao racismo ou a ideologias extremistas. Os espectadores que não têm respeito pelos atletas, por vezes, atacam-nos, inclusive fisicamente, ou continuam a insultá-los”

“As equipes, as associações e as federações esportivas, quer nas escolas quer no desporto profissional e de cúpula, têm a responsabilidade de garantir que o comportamento dos espectadores respeite a dignidade de todas as pessoas que participam ou assistem a um evento esportivo”

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários