Começou o Simpósio Teológico no 18º Congresso Eucarístico Nacional

om um pouco de atraso, começou no Centro de Convenções o Simpósio Teológico, como parte da programação do 18º Congresso Eucarístico Nacional.  O Simpósio traz conferências e oficinas conduzidas por padres, bispos e cardeais do Brasil, sempre a partir das 9h, no Teatro Guararapes. Única atividade paga do Congresso, o Simpósio tem o objetivo de aprofundar o mistério da Eucaristia – “fonte e ápice de toda vida cristã” – a partir do Texto-Base.

Do sábado, 12 até segunda-feira, 14, serão oferecidas três conferências principais, seguidas de oficinas correspondentes. Na abertura da programação, o anfitrião dom Fernando Saburido compôs a mesa de honra que abriu oficialmente o Simpósio. Os demais participantes da mesa foram o cardeal dom Antônio Marto, dom Genival Saraiva de França, dom Jaime Spengler, dom Paulo Jackson e o monsenhor Albérico Bezerra.

A primeira conferência do Simpósio Teológico foi ministrada pelo bispo da Diocese de Nossa Senhora do Livramento (BA), dom Armando Bucciol, sobre o tema “Eucaristia e Mistério Pascal: aspectos históricos e sistemáticos”. Três oficinas serão oferecidas como desmembramento deste tema, ministradas por outros bispos e padres, em salões localizados no andar térreo do Centro de Convenções.

Durante a manhã, os fiéis católicos participantes do Congresso tiveram ainda a oportunidade de visitar a Feira Católica, celebrarem a Eucaristia nas missas na capela montada no piso superior do Centro, conhecer as exposições das Pastorais Sociais da Arquidiocese e a exposição dos Servos de Deus – exemplos de santidade que estão em processo de canonização.

Os próximos conferencistas do Simpósio Teológico serão o cardeal dom Sérgio da Rocha, que é arcebispo primaz de São Salvador, na Bahia, e dom Walmor Oliveira de Azevedo, que é arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Olinda e Recife

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários