COMIDI Campo Limpo em missão além-fronteiras na Bahia

O Conselho Missionário Diocesano, depois de um ano de preparação, embarcou com 57 missionários rumo a Iguaí (BA) para a missão além-fronteiras 2023.

Foto: Diocese Campo Limpo

Cinquenta e sete missionários do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) Campo Limpo, estiveram em Iguaí, no estado da Bahia, entre os dias 05 e 15 de janeiro realizando uma missão evangelizadora na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Diocese de Vitória da Conquista. Com o tema: “Somos missão em comunhão”, o grupo realizou, juntamente com os paroquianos, diversas atividades.

Durante o dia, as famílias receberam as visitas dos missionários que percorreram longas distâncias, batendo de cada em casa. Durante a noite aconteceram as celebrações, oração de terço missionário e momentos de adoração. Foram formadas duas equipes: uma para as crianças, que realizavam gincanas e outras brincadeiras, distribuindo, além de doces, a Palavra e o amor de Deus; e uma equipe intercessora, que durante toda a semana adorou Jesus Eucarístico intercedendo pela missão.

A paróquia anfitriã, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, dispõe de um território de aproximadamente 30 mil moradores, contando com 30 capelas divididas em nove setores. Os missionários receberam formações ao longo do ano de 2022 e, entre novos e veteranos na missão, os 57 participantes se dedicaram à evangelização em uma paróquia de distintas realidades, urbana e rural. O grupo foi dividido em nove equipes para cobrir os nove setores.

Sempre se pode fazer mais

Os dias foram marcados por intensos momentos de alegria. A acolhida e a disponibilidade do povo visitado, mas ao mesmo tempo também missionário, foi um verdadeiro testemunho.

Em uma das primeiras casas visitadas, a matriarca, uma senhora de 65 anos, mesmo utilizando uma bengala para ajudar na locomoção, fez questão de participar de todos os dias e confidenciou a um membro do COMIDI: “Estava me sentindo sozinha e a alegria chegou à minha casa essa semana. Aqui é tudo simples, minha casa, a comida, mas o coração é grande”.

Foi unânime entre os missionários diocesanos que a experiência os fez sentir a presença de Deus. Nas casas, muitas pessoas depressivas, doentes acamados, enlutados, idosos solitários, entre tantas situações foram encontradas. As frases com maior incidência de repetição foram: “Pedi a Deus um sinal e vocês apareceram”, “Deus bateu à minha porta”, “muito obrigada por esse momento”, o que mostra o quanto sair em missão e estar em comunhão é importante nos dias de hoje.

Os frutos já começaram a ser colhidos na pequena Iguaí. Muitos foram os testemunhos colhidos antes mesmo da volta. Um senhor que há anos não participava do sacramento da confissão e nem das celebrações, teve seu reencontro com Deus e participou de todas as noites. Uma cristã evangélica que ‘perdeu’ a visita dos missionários pediu para viver este momento de oração. As capelas que, antes da missão, iniciavam as celebrações quase vazias, voltaram a ter bom número de fiéis.

O COMIDI de Campo Limpo agradece e louva a Deus pelo apoio do bispo emérito, Dom Luiz Antônio Guedes, que sempre colabora e incentiva a missão.  Agradece a Dom Valdir José de Castro, ssp, que mesmo ordenado recentemente, se inteirou e acompanhou os passos destes missionários e a todos aqueles que ofereceram ajuda e orações.

O COMIDI deseja anunciar o amor de Deus, testemunhar a vivência comunitária e em equipes, ser comunhão fraterna feita de pequenos e grandes gestos cotidianos de amor, empatia, misericórdia e integração das nossas diferenças.

Fonte: Diocese Campo Limpo

Leia mais
CRP da Diocese de Santo André tem dia de reflexão sobre a sinodalidade
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários