Em assembleia, dioceses paulistas lançam olhar pastoral para as periferias geográficas e existenciais

Fotos: José Ferreira Neto e André Botelho/Pascom Regional Sul 1

Representantes das 36 dioceses e das seis arquidioceses do estado de São Paulo participaram da 44ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP), entre os dias 20 e 22, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP).

Organizada pelo Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a AIP teve como tema “Igreja em saída: quais periferias reclamam nossas respostas e quais respostas daremos às periferias?”.

Este evento tem esse nome pois, além de reunir os arcebispos e bispos, como acontece nas assembleias ordinárias do Regional Sul 1, conta com a presença de coordenadores diocesanos de pastoral, padres e religiosos, assessores de pastorais, movimentos e serviços eclesiais e leigos representantes do povo de Deus reunido em cada Igreja particular.

Da Arquidiocese de São Paulo, participaram o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, os sete bispos auxiliares, os coordenadores arquidiocesanos e regionais de pastoral, sacerdotes e leigos representantes de pastorais e de organismos eclesiais.

Para aprofundar o tema central da AIP, foi convidado o Padre Carlos Alberto Contieri, jesuíta, biblista e diretor do Pateo do Collegio, em São Paulo. Ele resgatou catequeses do Papa Francisco para sublinhar a vocação missionária da Igreja “que não se deixa seduzir pelo sucesso nem é prisioneira da aprovação dos outros”. E completou: “A fé é êxodo. A fé é saída. É movimento de desinstalação. Ela é testemunho”.

O Jesuíta enfatizou que não existe apenas uma periferia, mas muitas. “O que falta em todos nós é o ânimo para estar em lugares onde a Igreja já esteve. A Igreja é universal: não há lugar onde ela não deva estar. Não há situação que ela não deva contemplar em sua ação missionária. É preciso uma Igreja em saída e em conversão. Não é uma questão de hierarquia, mas de todos nós”, acrescentou.

Ainda refletindo sobre a temática, Padre Contieri destacou as “três saídas” de Jesus: de Deus para o mundo, de Si para os outros (amando a humanidade até o fim) e o êxodo deste mundo para o Pai. Segundo o Assessor, a vontade divina se “inclina” à liberdade humana. “A missão da Igreja é preparar, renunciando ao protagonismo”. Considerando a fraqueza dos outros (igualmente reconhecendo suas próprias fragilidades), a Igreja é convocada a manter-se de portas abertas (sinal de sua disposição à saída).

PARTILHA

A programação da Assembleia também contou com momentos de reflexões e orações em grupos. Divididos por sub-regiões pastorais – Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I (RP I), Ribeirão Preto II (RP II), São Paulo (SP) e Sorocaba –, os cerca de 250 participantes compartilharam as diversas realidades pastorais paulistas a partir do tema central.

Em seguida, cada grupo apresentou em plenário as “periferias” com as quais pretendem trabalhar com mais empenho até a próxima AIP. Essa abordagem visa a criar um plano de ação concreto que permita que a Igreja no estado de São Paulo atenda às necessidades abordadas de forma mais eficaz.

Entre as realidades apresentadas como prioritárias, destacou-se a evangelização da juventude, das famílias e das crianças; a animação das comunidades eclesiais missionárias, e o serviço pastoral aos mais pobres, especialmente à população em situação de rua.

COMISSÕES

No sábado, 21, houve um ato solene para marcar o início das atividades dos presidentes das nove Comissões Episcopais do Regional Sul 1, e também dos bispos referenciais, padres assessores e lideranças leigas que coordenam as diversas pastorais, movimentos, organismos e serviços eclesiais no estado de São Paulo. Os presidentes das comissões foram eleitos durante a 85ª Assembleia do episcopado paulista, realizada entre 30 de maio e 1º de junho.

As Comissões Episcopais têm a responsabilidade de analisar, desenvolver propostas e promover a implementação de programas e projetos que se encaixam em suas respectivas áreas de atuação. Não agem isoladamente, mas suas ações devem ser realizadas de maneira coordenada e colaborativa com as outras Comissões, visando a assegurar a coesão da pastoral orgânica no Regional.

“Há um grande volume de trabalho realizado em nosso Regional Sul 1. As atividades pastorais e apostólicas são robustas, variadas, intensas e belas. Se tivéssemos que elaborar um relatório sobre o que é feito pastoralmente em nosso estado, esse relatório seria bastante extenso”, sublinhou Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo de Sorocaba e Presidente da entidade, motivando os bispos presidentes das Comissões e suas equipes a encararem suas respectivas atividades e desafios de forma que, trabalhando juntos, alcancem a sinergia necessária.

SINODALIDADE

“Esta colaboração, esta comunhão no trabalho, possibilita também que possamos nos beneficiar de todo o trabalho realizado aqui no nosso Regional, de tal modo que o trabalho de um vem em benefício de todos”, acrescentou.

Ao final da cerimônia, Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispo Auxiliar de São Paulo e Secretário do Regional Sul 1, destacou o caminho percorrido pela Assembleia e motivou os membros das Comissões Episcopais a adotarem o estilo sinodal.

“Nós estamos realizando a 44ª Assembleia do Regional Sul 1 em estilo sinodal. Sínodo significa caminhar juntos. Mais do que caminhar juntos, é estar juntos. Quando caminhamos juntos, percebemos as paisagens por meio de múltiplos olhares. Caminhar juntos é mais do que caminhar, é partilhar. Não foi isso que fizemos nestes dois dias?”, indagou.

(Com informações do Regional Sul 1 da CNBB)

COMISSÕES DO REGIONAL SUL 1 COM OS BISPOS RESPONSÁVEIS 

Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada
Dom Eduardo Pinheiro da Silva, Bispo de Jaboticabal

Cultura, Educação e Comunica- ção Social
Dom Antônio Emídio Vilar, Bispo de São José do Rio Preto 

Animação Bíblico-Catequética 
Dom Wilson Luís Angotti Filho, Bispo de Taubaté

Ação Sociotransformadora
Dom Manoel Ferreira dos Santos, Bispo de Registro

Movimentos, Associações e Serviços Eclesiais
Dom Luiz Antonio Cipolini, Bispo de Marília

Liturgia
Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto

Laicato, Vida e Família
Dom Luiz Carlos Dias, Bispo de São Carlos

Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso
Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo

Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
Dom Carlos Silva, Bispo Auxi- liar de São Paulo e Secretário do Regional Sul 1

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários