‘Eu leio as Sagradas Escrituras todos os dias’

O hábito de ler os textos sagrados, diariamente, vem transformando a vida de fiéis que, com a Bíblia na mão ou nos aplicativos de celular, se fortalecem na fé cristã

Mariana: ‘Busco na Bíblia todos os dias a inspiração para as escolhas e as decisões da vida’
Arquivo pessoal

De bolso, com capa dura, ilustrada, em braile, on-line, em áudio ou nos aplicativos digitais, a Bíblia está ao alcance de todos, nas mais variadas plataformas e com preços acessíveis.

Nesta edição, o jornal O SÃO PAULO apresenta relatos de pessoas que cultivam o hábito diário de leitura e estudo da Palavra de Deus. Elas ressaltam que os ensinamentos extraídos do livro sagrado e aplicados no dia a dia se transformam em conhecimento e fortalecimento da fé.

VIVER A PALAVRA NO COTIDIANO

Mariana Carvalho, 22, é jornalista e membro da Comunidade Canto de Maria. Ela teve seu primeiro contato com a Bíblia quando ainda era criança. “Meus pais eram membros atuantes na vida da comunidade e sempre líamos a Bíblia em casa e na Igreja”, disse à reportagem. Desde então, ela cultiva o hábito de ler a Palavra de Deus diariamente.

“Aprendi que a leitura da Bíblia é uma fonte inesgotável de sabedoria e discernimento. Busco nela todos os dias a inspiração para as escolhas e decisões na vida pessoal, profissional e alimento para a caminhada espiritual”, afirmou Mariana.

Além disso, a jovem contou que a cada amanhecer, no primeiro horário, dedica alguns minutos para a leitura de um trecho da Bíblia e da liturgia do dia. “Para me ajudar nesse processo de leitura e aprofundamento diário, faço uso do livro sagrado e conto com o apoio dos meios digitais como o site www.cancaonova.com.br”, salientou.

Segundo Mariana, manter o ritmo de leitura diária exige persistência e constância. “A agenda de trabalho, os muitos compromissos do dia a dia, por vezes, são uma tentação para procrastinar e não ler a Bíblia. Mas é preciso prioridade, confiança e não desistir. Caso em algum dia não consiga, recomece e siga com determinação”, recomendou.

INSPIRE-SE!

Amanda de Oliveira Castro, 16, é estudante e participa da Crisma na Paróquia Nossa Senhora de Casaluce, no Brás. Ela recordou que o contato mais intenso de oração começou durante a pandemia, quando um tio criou um grupo de oração no Instagram.

“Desde então, todos os dias, leio e medito um trecho da Bíblia e rezo o Santo Terço”, afirmou, mencionando que conta com o auxílio dos aplicativos “Católico Orante” e “Pocket Terço”.

“As ferramentas digitais facilitam os momentos de oração e fortalecem a minha fé”, assegurou.

Ao ser perguntada sobre como faz para manter uma rotina de assiduidade na leitura, Amanda salientou o fato de que não é fácil manter-se fiel, diante de tantos atrativos presentes na palma da mão. “São tantas possibilidades, mas, o momento de oração é minha prioridade. Esse breve momento do meu dia me inspira a ser uma pessoa melhor e a testemunhar o imenso amor de Deus por mim e minha família”, falou.

BEBER DA FONTE DA VIDA

Para Tomás José Padovani, 78, a experiência com a Bíblia ultrapassa sete décadas. “Lembro com saudade os momentos em que meus pais liam a Bíblia em casa para os filhos. Íamos à igreja para os ‘Círculos Bíblicos’, eram momentos de encontro e aprendizado”, disse.

Na juventude, Padovani e os amigos se reuniam para ler a Bíblia e evangelizar. “Isso me inspirou a, mais tarde, já adulto, procurar por cursos bíblicos nos quais aprendi bastante. E sempre procurei transmitir para a minha família, amigos e colegas de trabalho a importância de beber da fonte da vida que é a Palavra de Deus”, destacou.

Atualmente, Tomás participa da “Leitura Contínua da Palavra” promovida todos os anos pelo Arsenal da Esperança, uma casa que acolhe 1,2 mil homens vindos da rua. “Esse encontro proporciona uma experiência única, pois além de ler os textos bíblicos, estamos imersos em uma realidade que traduz para o concreto os ensinamentos que estão escritos há mais de 2 mil anos”, falou.

Padovani contou à reportagem que ao longo das décadas experimentou várias situações difíceis na vida e que nesses momentos resgatou o sentido da vida a partir da Palavra de Deus. “Nas dificuldades e nas alegrias, os versículos bíblicos me inspiraram e renovaram a es- perança e a fé”, pontuou.

COMUNHÃO E ESCUTA ATENTA

Padre Simone Bernardi é italiano, missionário da Fraternidade da Esperança (Sermig) e está no Brasil desde 2005. À reportagem, ele contou que em sua 13ª edição, a “Leitura Contínua da Palavra” é um encontro de comunhão e escuta atenta da Palavra de Deus. “Ler os textos da Bíblia é dar voz à Palavra no mundo de hoje. São tantas realidades gritantes à nossa volta e essa atividade reúne moradores de rua, bispos, padres, religiosos, autoridades civis e personalidades, todos sedentos dos ensinamentos bíblicos”, mencionou.

“Nosso objetivo é incentivar a leitura das Sagradas Escrituras, uma oportunidade aos fiéis para lerem a Bíblia inteira. Um momento de encontro com o Senhor reunidos em comunidade para a proclamação e escuta da Palavra”, frisou o Sacerdote.

A 13ª “Leitura Contínua da Palavra” ocorrerá em 22 de setembro, a partir das 19h, na sede do Arsenal da Esperança (Rua Dr. Almeida Lima, 900, na Mooca).

DICAS PARA CULTIVAR O HÁBITO DA LEITURA DIÁRIA DA BÍBLIA

  • Estabeleça um horário e seja fiel, se for preciso coloque lembretes ou o despertador para não esquecer;
  • Leia com atenção e medite cada palavra e versículo, buscando um propósito à luz da Palavra para bem viver seu dia;
  • Deixe a Bíblia em um local visível e, se possível, prepare um ambiente propício;
  • Organize sua rotina e fuja das distrações, escolhendo um lugar silencioso para a leitura;
  • Se algum dia não conseguir ler, recomece no dia seguinte;
  • Chame alguém da família ou um amigo para compartilhar esse momento.
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários